Inscrição Secundária

Publicado em 14/07/2023

AGORA VOCÊ FAZ TUDO AQUI PELOS SERVIÇOS ON-LINE.

A inscrição secundária no CRESS-MG é realizada de forma 100% virtual.

O processo deve ser feito todo de forma on-line, através do sistema de pré-cadastro chamado Serviços On-line. Se tiver inscrição principal cancelada no CRESS-MG , acesse pelo login. O sistema só aceita um CPF para liberar o pré-cadastro.

Hoje, apenas o requerimento do Documento de Identidade Profissional (DIP) deve ser enviado pelos correios ou entregue pessoalmente. Todos os demais procedimentos devem ser feitos pela internet, através dos Serviços On-line, que é uma plataforma intuitiva e simples de usar.

Se for preciso, recorra ao passo a passo a seguir.

Quando é preciso fazer a inscrição secundária?

De acordo com a Resolução CFESS 1.014/2022,

Art. 7º A inscrição secundária é aquela a que está obrigada/o a/o profissional para exercer a profissão por período superior a 90 dias corridos fora da área de jurisdição do CRESS em que a/o profissional tenha inscrição principal.

Parágrafo Único – As atividades eventuais que se desenvolvam em tempo inferior a 90 dias corridos por ano, em cada Região, serão consideradas de natureza eventual e, por conseguinte, não sujeitarão a/o assistente social à inscrição secundária. 

1ª ETAPA 

Separe os documentos listados abaixo e acesse o nosso sistema de pré-cadastro (Serviços On-line). 

  1. Certidão de inteiro teor com o CRESS de origem. O documento é comumente encontrado na plataforma de Serviços On-line dos CRESS;
  2. Requerimento do Documento de Identidade Profissional (DIP) preenchido e assinado.

Evite erros 

Veja aqui como deve ser a assinatura.

Se atente também a estes campos do formulário:

“Filiação” se refere aos nomes da sua mãe e do seu pai na certidão de nascimento com opções de preenchimento para outros formatos de família, como as de casais homoafetivos.

“Naturalidade” é o nome da sua cidade de nascimento. Não coloque aqui “brasileira”.

“Nome social” deve ser preenchido apenas por pessoas transexuais. Não é apelido.

  1. Certidão de Inteiro Teor fornecida pelo CRESS onde possui a inscrição principal
  2. 1 foto 3×4 recente. Evite erros: veja aqui como deve ser a foto.
  3. CPF frente e verso.
  4. RG frente e verso.
  5. Título de Eleitor frente e verso.
  6. Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio (se for o caso).
  7. Comprovante de Quitação com o Serviço Militar Obrigatório para o requerente brasileiro do sexo masculino (frente e verso).
  8. Diploma de Bacharel em curso de graduação em Serviço Social ou a Certidão de Colação de Grau de até 24 meses após a data de colação de grau. 

Dúvidas frequentes

– A documentação só será analisada se estiver completa, incluindo os comprovantes de pagamentos necessários.

– Somente após o deferimento do pedido pela Comissão de Inscrição em reunião de Conselho Pleno será fornecido o número de inscrição da profissional no CRESS-MG;

– Quando o Documento de Identidade Profissional (DIP) estiver confeccionado, a profissional será comunicada para agendar a retirada pessoalmente na Sede em Belo Horizonte ou Seccionais de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia; 

  • Não há pagamento de anuidade no CRESS em que tiver a inscrição secundária. A taxa deve ser paga somente naquele que tiver a inscrição principal. Se a profissional cancelar a inscrição principal, deve comunicar ao CRESS onde tem a inscrição secundária para que ela também seja cancelada.
  • Caso não atue na área e deseje cancelar o registro, é simples. Os detalhes estão na aba Cancelamento/Desativação do Registro deste site.

Todos os documentos deverão estar escaneados em arquivos no formato PDF com boa qualidade e legíveis.

2ª ETAPA 

Após o preenchimento de todos os dados e upload dos documentos, será gerada automaticamente a taxa de inscrição. O pagamento é identificado pelo sistema e você não precisa nos enviar comprovante. 

Já o boleto pela emissão do DIP é enviado por e-mail, uma vez que é gerado pelo CFESS. Por este motivo, é preciso que você encaminhe o comprovante por e-mail. 

3ª ETAPA 

Após enviados os comprovantes, a documentação completa será analisada em reunião de homologação, e sendo deferida, no dia seguinte a reunião você receberá em seu e-mail uma certidão de regularidade com a aptidão ao exercício profissional. 

É possível acompanhar o andamento do processo pelos Serviços On-line.

VALORES PARA SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA

  • Taxa de inscrição: R$ 27,02
  • Documento de Identidade Profissional (DIP): R$ 80,87

Dúvidas?
Se após abrir os Serviços On-line e ler este passo a passo, você ainda tiver dúvida, mande um e-mail para registro@cress-mg.org.br ou ligue para os telefones: (31) 3527-7680, (31) 3527-7682, (31) 3527-7679 e (31) 3546-6574. 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

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