Publicado em 14/07/2023

AGORA VOCÊ FAZ TUDO AQUI PELOS SERVIÇOS ON-LINE.

A inscrição no CRESS-MG agora é realizada de forma 100% virtual.

O processo deve ser feito todo on-line, através do sistema de pré-cadastro chamado Serviços On-line.

Hoje, apenas o requerimento do Documento de Identidade Profissional (DIP) deve ser enviado pelos correios ou entregue pessoalmente. Todos os demais procedimentos devem ser feitos pela internet, através dos Serviços On-line, que é uma plataforma intuitiva e simples de usar.

Se for preciso, recorra ao passo a passo a seguir.

1ª ETAPA

Separe os documentos listados abaixo e acesse o nosso sistema de pré-cadastro (Serviços On-line).

1. RG;
  2. CPF;
  3. Título de eleitor;
  4. Diploma ou certidão de colação de grau;
  5. Requerimento do DIP;
  6. Declaração de que não possui inscrição principal ativa em qualquer outro CRESS.

O único requerimento exigido é o do DIP, então, a assinatura deve ser de próprio punho. O envio do original é obrigatório.

Evite erros

Veja aqui como deve ser a assinatura.

Se atente também a estes campos do formulário:

“Filiação” se refere aos nomes da sua mãe e do seu pai na certidão de nascimento com opções de preenchimento para outros formatos de família, como as de casais homoafetivos.

“Naturalidade” é o nome da sua cidade de nascimento. Não coloque aqui “brasileira”.

“Nome social” deve ser preenchido apenas por pessoas transexuais. Não é apelido.

1. 1 foto 3×4 recente. Evite erros: veja aqui como deve ser a foto.
  2. CPF frente e verso.
  3. RG frente e verso.
  4. Título de Eleitor frente e verso.
  5. Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio (se for o caso).
  6. Comprovante de Quitação com o Serviço Militar Obrigatório para o requerente brasileiro do sexo masculino (frente e verso).
  7. Diploma de Bacharel em curso de graduação em Serviço Social ou a Certidão de Colação de Grau de até 24 meses após a data de colação de grau.

Dúvidas frequentes

– A documentação só será analisada se estiver completa, incluindo os comprovantes de pagamentos necessários que devem ser enviados por e-mail.

– Somente após o deferimento do pedido pela Comissão de Inscrição em reunião de Conselho Pleno será fornecido o número de inscrição da profissional no CRESS-MG;

– Quando o Documento de Identidade Profissional (DIP) estiver pronto, a/o profissional será comunicada/o e a carteira será enviada pelos correios para o endereço de correspondências cadastrado no pré-cadastro – este endereço pode ser alterado a qualquer momento pela/o própria/o profissional;

– A inscrição no Conselho habilita a assistente social ao exercício da profissão e a sujeita ao pagamento de anuidades, independentemente dela exercer ou não a profissão. Caso não atue na área e deseje cancelar o registro, é simples. Os detalhes estão na aba “Cancelamento do Registro” deste site.

Todos os documentos deverão estar escaneados em arquivos no formato PDF com boa qualidade e legíveis.

2ª ETAPA

Após o preenchimento de todos os dados e de anexar os documentos, será gerado um protocolo que só estará disponível quando a/o profissional fizer o login no site (ou seja, ele não aparece no pré-cadastro). Os boletos de anuidade e taxa de inscrição são gerados no pré-cadastro. Só o DIP é enviado pelos correios por ser confeccionado pelo CFESS.

3ª ETAPA

Enviados os comprovantes, a documentação completa será analisada em reunião da Comissão de Inscrição e homologada em reunião de Conselho Pleno.

Consulte o site dos Serviços On-line e as resoluções publicadas no site institucional para se informar sobre o andamento da inscrição.

PRAZO

Conforme Art. 3º da Resolução 1.014/2022, o prazo do processo de inscrição é de até 45 dias corridos.

Art. 3º O processo de inscrição será encaminhado a Comissão de Inscrição/Registro, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento da inscrição  submetendo sua decisão a homologação do Conselho Pleno, não podendo o processo de inscrição ultrapassar o prazo de 45 dias corridos, contados a partir da confirmação, pelo setor administrativo, de que todos os requisitos normativos foram cumpridos.

VALORES PARA SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO

• Taxa de inscrição: R$ 27,02
  • Documento de Identidade Profissional (DIP): R$ 80,87
  • Anuidade Proporcional (Vide valor na tabela abaixo)

Dúvidas?

Se após abrir os Serviços On-line e ler este passo a passo, você ainda tiver dúvida, mande um e-mail para registro@cress-mg.org.br ou ligue para os telefones: (31) 3527-7680, (31) 3527-7682, (31) 3527-7679 e (31) 3546-6574.