A implementação dos novos sistemas de gestão do Conjunto CFESS-CRESS, que inclui, neste momento, cadastro, fiscalização, contabilidade e transparência, essenciais para as atividades do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de todo o país, iniciada em novembro de 2024, está em andamento e vem passando por desafios e, por isso, o CFESS divulga uma mensagem à categoria sobre o processo.
Como se trata de um projeto volumoso e que envolve diferentes tecnologias nos serviços oferecidos pelo Conjunto CFESS-CRESS, como inscrição, cobranças, dados cadastrais, entre outros, foram notados desafios e inconsistências técnicas – esperadas para o processo, tendo em vista que os novos sistemas substituem agora outras soluções que já estavam habituadas ao ritmo do Conjunto há cerca de 30 anos.
A presidenta do CFESS, Kelly Melatti, em vídeo, explica a complexidade desse processo. Ela informa que a implementação tem ocorrido por etapas e cada estado segue um cronograma específico, que vai até junho deste ano.
Isso, porque grande parte de documentos, dados, imagens, peças e informações de toda a categoria e de todos os Regionais estão presentes no sistema anterior e precisam ser migrados para a nova ferramenta. É a história de mais de 240 mil assistentes e dos 27 CRESS.
Nesse sentido, as dificuldades enfrentadas nesse período de adaptação fazem parte desse processo, que foi necessário diante das normativas que regem as contratações no âmbito das autarquias federais. “Todos os esforços do CFESS e dos Conselhos Regionais estão empreendidos para que as soluções sejam as melhores possíveis e para que tenhamos o aprimoramento dos serviços prestados pelos Conselhos à categoria e à sociedade”, afirma Melatti.
Clique aqui e assista ao vídeo.
Fonte: CFESS