Projeto Travessia: Em seis meses, 160 estudantes de Serviço Social receberam a visita do CRESS-MG

Publicado em 30/01/2025

Em apenas seis meses, o Projeto Travessia impactou 160 estudantes de Serviço Social em seis das oito regiões de Minas Gerais. A iniciativa contempla alunas e alunos dos 7º e 8º períodos do curso e tem sido um valioso elo entre essas futuras assistentes sociais e o conselho profissional. O Travessia busca, ainda, fortalecer a identidade profissional e o compromisso ético-político das e dos discentes.

“Desde a divulgação em junho, a adesão das unidades de ensino foi surpreendente em todo o estado, possibilitando atingir nossos objetivos. O projeto tem se tornado uma ponte que dá as boas-vindas à profissão, elucidando o que é o CRESS, seus objetivos e sua importância para a sociedade e para a profissão”, afirmou Cláudio Horst, presidente do CRESS-MG.

O também professor universitário destacou, ainda, que a iniciativa combate desinformações. “Hoje há muitos equívocos e até fake news sobre esse órgão que com tanta luta representa o Serviço Social. Com os diálogos, buscamos de certa forma explicar essas questões e mostrar que o CRESS pode e deve ser construído por toda a categoria.”

Cláudio ainda compartilhou suas expectativas para o futuro. “Para 2025, esperamos manter a presença constante nos cursos e alcançar quem ainda não conseguimos contemplar.” O Sul de Minas e o Noroeste Mineiro são as duas únicas regiões ainda não visitadas. Para iniciar as edições deste ano, no dia 28 de janeiro, o papo acontece com as turmas da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Relatos de quem recebeu o projeto

Os currículos escolares raramente abordam a temática das entidades representativas do Serviço Social brasileiro. Assim, para Suênya Souza, coordenadora e docente do curso da Uemg/Divinópolis, o Projeto Travessia preenche lacunas importantes na formação acadêmica. Ainda segundo a profissional, a iniciativa tem um impacto abrangente na formação de estudantes, ao tratar de desafios ético-políticos e incentivar uma visão crítica sobre a profissão.

“Essa interação também fortalece o senso de coletividade entre as e os estudantes e integra profissionais e instituições, formando redes de apoio que ajudam a consolidar uma prática profissional ética, politicamente engajada e alinhada às demandas sociais. Dessa forma, o projeto não só abraça a formação acadêmica, mas também orienta as futuras profissionais na construção de uma trajetória sólida.”

Do Oeste Mineiro ao Vale do Jequitinhonha, a professora da Unopar/Itamarandiba, Goretti Almeida, compartilhou sua visão sobre a relevância do projeto. “O diálogo sobre os princípios do Código de Ética e a associação entre teoria e prática desconstruiu críticas sobre a entidade. As e os estudantes demonstraram interesse em acompanhar as redes sociais e atividades promovidas pelo CRESS, o que reforça o fortalecimento ético-político da profissão.”

Entre o público-alvo, a recepção a essas ações também tem sido calorosa. Igor Guimarães, da Uemg Divinópolis, pontuou o quanto a iniciativa trouxe segurança. “Compreender o papel do Conselho além do caráter fiscalizador, como um apoio à categoria profissional, foi fundamental. Essa aproximação nos mostra que a profissão exige, também, solidariedade e construção coletiva.”

Já Flávia Santos, egressa da Unopar, observou que “sanar dúvidas sobre o registro profissional, entender as atribuições do CRESS e como ele funciona foi essencial para a transição da graduação para o mercado de trabalho”. Por sua vez, Rosianie Oliveira, da UFU Ituiutaba, apontou que “saber mais sobre as competências éticas do órgão nos prepara para o futuro, contribuindo para a nossa atuação profissional.”

Quer o CRESS em sua universidade?

O CRESS-MG reforça o convite para que outras unidades de ensino participem do projeto. As solicitações podem ser enviadas para o e-mail secretaria@cress-mg.org.br, indicando data e horário.

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