Publicado em 28/11/2024
Você conhece a Resolução 207/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)? Ela instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados(as) e Servidores(as) do Poder Judiciário. A Resolução prevê que as unidades de saúde sejam dotadas de estrutura física e organizacional adequadas, com equipe multiprofissional, composta, no mínimo, por servidoras(es) das áreas de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social. Por isso, o CFESS acionou oficialmente Tribunais de Justiça, Regionais, Federais, Eleitorais, do Trabalho e Tribunais Superiores, reforçando a importância da inclusão de assistentes sociais nas equipes multiprofissionais de saúde.
Segundo a normativa, os tribunais devem observar as condições e realidades locais para manter unidades de saúde no organograma da instituição, responsáveis pela assistência direta de caráter emergencial, assim como prestar assistência à saúde, de forma direta e indireta, por meio de planos de saúde e/ou auxílio-saúde, observados padrões mínimos de cobertura que poderão ser fixados pelo CNJ, bem como critérios de coparticipação.
A ação, com repercussão no âmbito de alguns Conselhos Regionais, teve como objetivo incentivar esses tribunais, a partir do estabelecido pela Resolução CNJ 207/2015, a desenvolverem planos de ação para consolidar suas equipes de saúde, integrando assistentes sociais, contribuindo para a efetivação de uma política de saúde integral, humanizada e que atenda às especificidades dos diferentes públicos atendidos pelos órgãos.
“A iniciativa objetiva incentivar os tribunais que ainda não implementaram de forma satisfatória os serviços de saúde a garantir a participação efetiva de assistentes sociais, reconhecendo seu papel fundamental para a prestação de um atendimento integral e humanizado a magistradas(os) e servidoras(es)”, explica a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional do CFESS (Cofi), Marciângela Gonçalves.
Articulação nos estados é fundamental
O CFESS também se articula com os Conselhos Regionais (CRESS), para que estejam atentos às demandas locais e busquem atuar junto aos tribunais de suas respectivas regiões para incentivar a efetivação dessa política, ampliando as oportunidades para profissionais de Serviço Social.
A atuação de assistentes sociais nessas equipes multiprofissionais habilita a categoria a analisar criticamente as demandas trazidas pela população e contribuir no processo de expansão dos direitos à saúde das pessoas que utilizam os serviços. É indispensável a efetivação de uma política de saúde que considere a complexidade das demandas sociais e de saúde enfrentadas por trabalhadoras(es) do Judiciário.
“No entanto, a análise das estruturas existentes em vários tribunais revela que a presença dessas(es) profissionais é insuficiente ou, em alguns casos, inexistente, o que compromete a prestação de um atendimento integral e humanizado. Por isso, acionamos os órgãos do Judiciário para que desenvolvam planos de ação para fortalecer e ampliar suas equipes de saúde, garantindo a contratação e inserção de assistentes sociais em número suficiente para atender à demanda local”, completa Marciângela.
Fonte: CFESS
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h