Inscrição Secundária

Publicado em 14/07/2023

AGORA VOCÊ FAZ TUDO AQUI PELOS SERVIÇOS ON-LINE.

A inscrição secundária no CRESS-MG é realizada de forma 100% virtual.

O processo deve ser feito todo de forma on-line, através do sistema de pré-cadastro chamado Serviços On-line. Se tiver inscrição principal cancelada no CRESS-MG , acesse pelo login. O sistema só aceita um CPF para liberar o pré-cadastro.

Hoje, apenas o requerimento do Documento de Identidade Profissional (DIP) deve ser enviado pelos correios ou entregue pessoalmente. Todos os demais procedimentos devem ser feitos pela internet, através dos Serviços On-line, que é uma plataforma intuitiva e simples de usar.

Se for preciso, recorra ao passo a passo a seguir.

Quando é preciso fazer a inscrição secundária?

De acordo com a Resolução CFESS 1.014/2022,

Art. 7º A inscrição secundária é aquela a que está obrigada/o a/o profissional para exercer a profissão por período superior a 90 dias corridos fora da área de jurisdição do CRESS em que a/o profissional tenha inscrição principal.

Parágrafo Único – As atividades eventuais que se desenvolvam em tempo inferior a 90 dias corridos por ano, em cada Região, serão consideradas de natureza eventual e, por conseguinte, não sujeitarão a/o assistente social à inscrição secundária. 

1ª ETAPA 

Separe os documentos listados abaixo e acesse o nosso sistema de pré-cadastro (Serviços On-line). 

  1. Certidão de inteiro teor com o CRESS de origem. O documento é comumente encontrado na plataforma de Serviços On-line dos CRESS;
  2. Requerimento do Documento de Identidade Profissional (DIP) preenchido e assinado.

Evite erros 

Veja aqui como deve ser a assinatura.

Se atente também a estes campos do formulário:

“Filiação” se refere aos nomes da sua mãe e do seu pai na certidão de nascimento com opções de preenchimento para outros formatos de família, como as de casais homoafetivos.

“Naturalidade” é o nome da sua cidade de nascimento. Não coloque aqui “brasileira”.

“Nome social” deve ser preenchido apenas por pessoas transexuais. Não é apelido.

  1. Certidão de Inteiro Teor fornecida pelo CRESS onde possui a inscrição principal
  2. 1 foto 3×4 recente. Evite erros: veja aqui como deve ser a foto.
  3. CPF frente e verso.
  4. RG frente e verso.
  5. Título de Eleitor frente e verso.
  6. Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio (se for o caso).
  7. Comprovante de Quitação com o Serviço Militar Obrigatório para o requerente brasileiro do sexo masculino (frente e verso).
  8. Diploma de Bacharel em curso de graduação em Serviço Social ou a Certidão de Colação de Grau de até 24 meses após a data de colação de grau. 

Dúvidas frequentes

– A documentação só será analisada se estiver completa, incluindo os comprovantes de pagamentos necessários.

– Somente após o deferimento do pedido pela Comissão de Inscrição em reunião de Conselho Pleno será fornecido o número de inscrição da profissional no CRESS-MG;

– Quando o Documento de Identidade Profissional (DIP) estiver confeccionado, a profissional será comunicada para agendar a retirada pessoalmente na Sede em Belo Horizonte ou Seccionais de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia; 

  • Não há pagamento de anuidade no CRESS em que tiver a inscrição secundária. A taxa deve ser paga somente naquele que tiver a inscrição principal. Se a profissional cancelar a inscrição principal, deve comunicar ao CRESS onde tem a inscrição secundária para que ela também seja cancelada.
  • Caso não atue na área e deseje cancelar o registro, é simples. Os detalhes estão na aba Cancelamento/Desativação do Registro deste site.

Todos os documentos deverão estar escaneados em arquivos no formato PDF com boa qualidade e legíveis.

2ª ETAPA 

Após o preenchimento de todos os dados e upload dos documentos, será gerada automaticamente a taxa de inscrição. O pagamento é identificado pelo sistema e você não precisa nos enviar comprovante. 

Já o boleto pela emissão do DIP é enviado por e-mail, uma vez que é gerado pelo CFESS. Por este motivo, é preciso que você encaminhe o comprovante por e-mail. 

3ª ETAPA 

Após enviados os comprovantes, a documentação completa será analisada em reunião de homologação, e sendo deferida, no dia seguinte a reunião você receberá em seu e-mail uma certidão de regularidade com a aptidão ao exercício profissional. 

É possível acompanhar o andamento do processo pelos Serviços On-line.

VALORES PARA SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA

  • Taxa de inscrição: R$ 27,02
  • Documento de Identidade Profissional (DIP): R$ 80,87

Preenchimento da Carteira DIP

Atenção ao preencher o cadastro. Nenhum dado pode ficar em branco e as informações preenchidas devem ser as mesmas do documento de identidade civil. É através destes dados que é confeccionado o Documento de Identidade Profissional DIP (a carteira). Portanto, um dado errado do cadastro, também sairá errado no DIP, acarretando na confecção de uma 2ª via.

Dúvidas?
Se após abrir os Serviços On-line e ler este passo a passo, você ainda tiver dúvida, mande um e-mail para registro@cress-mg.org.br ou ligue para os telefones: (31) 3527-7680, (31) 3527-7682, (31) 3527-7679 e (31) 3546-6574. 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

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Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

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