Sucesso entre a categoria, Curso de Educação Permanente do CRESS-MG terá novas edições

Publicado em 12/01/2022

Com quase 600 inscrições logo nas primeiras horas de divulgação, o Curso de Educação Permanente do CRESS-MG demonstrou, desde o início, que seria um sucesso entre as e os assistentes sociais. A atividade, composta por nove módulos que aconteceram online, entre agosto e dezembro de 2021, foi gratuita e aberta a toda a categoria que atua em Minas Gerais.

A modalidade virtual, impulsionada pela pandemia, permitiu que pessoas de várias partes do estado participassem. Muitas delas nunca tiveram a oportunidade de estar presentes nos eventos realizados pelo Conselho, na Sede, em Belo Horizonte ou nas Seccionais de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. No total, das 400 vagas abertas, 383 concluíram o curso e receberam o certificado.

Registro de um dos nove módulos ofertados pelo curso. Quase 400 assistentes sociais de todo o estado participaram.

Idealizada pela gestão “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023), esta primeira edição do curso teve como tema central “A dimensão técnico-operativa no Serviço Social” e a previsão é de que sejam realizadas mais duas edições. Para Claudio Horst, conselheiro e membro da Comissão Organizadora da atividade, o retorno positivo dos atores envolvidos, como palestrantes e público, reforça a importância de seguir com as ações de educação permanente.

“A iniciativa surgiu a partir de duas grandes motivações. Primeiro, a procura histórica da categoria por ofertas de qualificação que subsidiem respostas aos dilemas enfrentados no cotidiano. E o outro impulsor para promover o curso foi a compreensão de que a precarização do ensino superior tem criado um perfil profissional que não condiz com o que o Conjunto CFESS-CRESS defende”, afirma.

Com a palavra, assistentes sociais que participaram do curso

Educação permanente para todo lado

Com o objetivo de cumprir este papel de manter as e os assistentes sociais por dentro das demandas da profissão e contribuir para reflexões críticas a respeito da realidade e de temas de interesse da sociedade, portanto, das usuárias e usuários, o CRESS-MG tem promovido, ao longo dos anos, inúmeras ações gratuitas e abertas à categoria. Vamos conhecê-las?

Participe das comissões políticas

Tanto na Sede, como nas Seccionais, existem comissões políticas abertas à categoria. Estes são espaços de debate, estudo e reflexão sobre o fazer profissional em diferentes políticas, como Educação, Saúde, Direitos Humanos etc. Através das reuniões mensais, as e os integrantes podem promover ou suscitar ações práticas, como rodas de conversa, audiências públicas, encontros com empregadores para explicar a importância do Serviço Social e por aí vai.

A partir da pandemia, os encontros têm sido online, ou seja, dá para participar de qualquer parte do estado. Para saber quais comissões estão ativas em sua região, acesse nosso site ou mande um e-mail para ass.comissoes@cress-mg.org.br.

Faça parte de um Núcleo de Assistentes Sociais

Os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) são criados por meio da mobilização de profissionais das várias regiões do estado e têm como principal objetivo contribuir para que o Serviço Social seja mais valorizado nessas localidades. Atuam com o suporte do CRESS-MG, principalmente por meio da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago).

As reuniões mensais são uma ótima oportunidade para conhecer e trocar experiências com colegas de profissão. Estes encontros também são uma maneira de levar para além das cidades onde se situam a Sede e as Seccionais, os debates relacionados ao Serviço Social e que são propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS.

Para saber se já existe NAS em sua região ou para formar um novo, acesse nosso site ou mande um e-mail para comago@cress-mg.org.br.

Se qualifique através dos nossos eventos

O caráter educativo do Serviço Social também está presente no CRESS por meio de iniciativas de educação permanente. As ações vão de rodas de conversa, ciclos de formação até seminários estaduais: todos abertos à categoria e a maioria absoluta, gratuita.

O objetivo é qualificar assistentes sociais tecnicamente, assim como dar subsídios para uma análise crítica da sociedade atual, sintonizada com o projeto de profissão defendido pelo Conjunto CFESS-CRESS.

Para saber sobre as atividades, acompanhe nosso site e redes sociais.

Leia, veja e ouça nossos conteúdos

Imagine ler revistas, ver vídeos, ouvir programas de rádio (podcasts) e seguir páginas nas redes sociais que sejam voltados para assistentes sociais! É o que o CRESS-MG faz. Os materiais de comunicação levam informação sobre debates atuais no Serviço Social brasileiro, dão visibilidade às bandeiras de luta da profissão e valorizam a atuação profissional por meio de entrevistas com a própria categoria sobre variados assuntos.

Para conferir esses conteúdos, acesse o site e siga o Conselho nas redes sociais. Para sugerir temas, iniciativas ou profissionais a serem entrevistadas/os, envie um e-mail para imprensa@cress-mg.or.br.