Publicado em 01/04/2021

Nesta edição do Boletim Conexão Geraes do 2º trimestre de 2021, lançada em abril, você encontra as seguintes matérias:

DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA
Subsídios iniciais para entender a atuação profissional na política de Educação – Pág. 2
Pensando em ampliar o debate e fortalecer essa luta, o Boletim Conexão Geraes, em trabalho conjunto com a Comissão de Serviço Social na Educação, inicia nesta edição, uma série de três matérias para subsidiar a categoria e a sociedade a respeito do papel das e dos assistentes sociais nesta área.
Nesta primeira, conversamos com Ana Kelly Arantes, assistente social do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), mestra em Desenvolvimento Regional e doutoranda em Educação, para trazer reflexões e noções gerais sobre como se desenvolve a dimensão técnico-operativa da categoria nas instituições de ensino.
Tags: educação; trabalho e formação profissional

ÉTICA PROFISSIONAL
O Estado Laico no Brasil do Deus que está acima de todos – Pág. 5
Nesta segunda matéria da série “O Estado Laico no Brasil do Deus que está acima de todos”, o CRESS-MG volta a conversar com Alexandre Arbia, assistente social, doutor em Serviço Social e professor na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que explica os desafios de se colocar em prática a laicidade e comenta sobre o lugar das e dos assistentes sociais neste contexto.
Tags: trabalho; assistência social

CRESS-MG EXPRESSA
20 anos da Política Nacional de Saúde Mental: resistir é preciso! – Pág. 9
Pelo fim da mercantilização da saúde! Pelas assistentes sociais residentes em Saúde Mental pela
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Raimara Gonçalves Pereira, mestre em Desenvolvimento Social e Thalita Lorrane Rocha Rodrigues, integrante da Comissão de Seguridade Social Ampliada e Direitos Humanos do CRESS-MG.
Tags: saúde; atuação profissional

DIREITOS HUMANOS
Infância interrompida: o combate ao trabalho e à exploração sexual de crianças e adolescentes  – Pág. 11
A luta pela erradicação do trabalho infantil no século 21, por Celia, psicóloga que além de atuar, milita em defesa dos direitos das nossas e nossos jovens.
Tags: criança e adolescente; ECA

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Serviço Social em cores: uma profissão, há décadas, comprometida com as lutas LGBTI – Pág. 13
Foi há quase 30 anos que o Serviço Social criou o principal marco legal que traz orientações sobre o combate a todas e quaisquer formas de preconceito ou discriminação e a importância de se defender a cidadania e os direitos das lésbicas, gays, bissexuais e trans. Que marco é este? O Código de Ética Profissional de 1993, que, ainda atual, se configura como um dos mais avançados documentos de orientação de uma profissão, no Brasil.
Tags: Código de Ética da e do Assistente Social

COFI RESPONDE
Lacração de material sigiloso – Pág. 17
A Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) do CRESS-MG traz, nesta edição do Boletim Conexão Geraes, as dúvidas mais frequentes a respeito da Resolução CFESS nº 556/2009 de 15 de setembro de 2009 que dispõe sobre os procedimentos para efeito da Lacração do Material Técnico e Material Técnico-Sigiloso do Serviço Social.
Tags: Orientação e Fiscalização Profissional

Clique aqui para acessá-la.