Vidas negras importam: a luta pelo fim do racismo é de todas, todes e todos!

Publicado em 01/07/2020

Nesta edição do Boletim Conexão Geraes do 3º trimestre de 2020, lançada em julho, você encontra as seguintes
matérias:

DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA
Diz aí! o mais novo programa de áudio do cress-mg – Pág. 2
Agora o CRESS-MG tem podcast! Semelhante a um programa de rádio, este formato pode ser ouvido a qualquer momento, através do seu celular ou computador. O primeiro episódio foi inspirado nesta seção do Boletim Conexão Geraes: Dimensão Técnico-operativa. Para isso, conversamos com a professora Cláudia Mônica dos Santos sobre a instrumentalidade do Serviço Social em tempos de pandemia.
Tags: trabalho; atuação profissional

ÉTICA PROFISSIONAL
Seis meses de pandemia e os desafios éticos que o momento traz para a categoria – Pág. 3
Nessa edição, você confere reflexões sobre ética profissional diante do isolamento social e do trabalho remoto, propostas pela assistente social, professora e atual diretora da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Juiz de Fora (UFJF), Alexandra Eiras.
Tags: ética; trabalho

CRESS-MG EXPRESSA
Trabalho e ensino remoto emergencial – Pág. 5
Claudio Horst, assistente social, professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e conselheiro do Gestão do CRESS-MG, fala sobre a acentuação dos níveis de exploração-opressão durante a pandemia de COVID-19.
Tags: saúde; assistência social

DIREITOS HUMANOS
Vidas negras importam: a luta pelo fim do racismo é de todas, todes e todos!   – Pág. 7
Nascer em um país fundado com bases no racismo e que ainda o perpetua, implica que você, consciente ou não, também seja racista. O primeiro passo é conseguir assumir isso para si mesmo. Veja a entrevista da militante do Levante Popular da Juventude e integrante da diretoria de mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE), Paulinha Silva.
Tags: combate ao racismo; direitos humanos

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Educação para além dos muros da escola – Pág. 9
“O modelo de Educação que o Serviço Social acredita, se baseia na possibilidade de desenvolver ações inspiradas nos princípios de liberdade e solidariedade humana, a fim de contribuir para o pleno desenvolvimento da e do educando, com vistas ao exercício da cidadania e ao mundo do trabalho.”
Tags: educação; atuação profissional

COFI RESPONDE
Supervisão de estágio em serviço social e a pandemia – Pág. 11
Com a pandemia da Covid-19, muitas dúvidas a respeito da Supervisão de Estágio chegam ao CRESS-MG. Mas, afinal, qual é o papel de um conselho de categoria profissional nesses casos? Como o Conjunto CFESS-CRESS se posiciona diante desse desafio?
Tags: Orientação e Fiscalização Profissional; educação

Clique aqui para acessá-la.