Pessoas em situação de rua: curso capacitará defensoras/es desta população

Publicado em 05/04/2021

Termina nesta quarta-feira, o prazo para se inscrever no curso gratuito de Defensores Populares da População em Situação de Rua promovido pelo Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis (CEDDH MG).

O curso tem como objetivo qualificar a atuação de agentes locais para o fortalecimento da rede de proteção, promoção e defesa dos Direitos Humanos da população em situação de rua (PSR).

A iniciativa surge da necessidade de instrumentalizar a atuação dos grupos, de forma a garantir ações de caráter estratégico e programático. A estrutura do curso conta com quatro encontros semanais, sendo ofertados material complementar e exercícios práticos sobre os temas debatidos. 

A formação ‘Defensores Populares da População em Situação de Rua’ se apresenta como tecnologia social, que agrega informações, agindo como um caminho entre as necessidades e as possibilidades de solução.

A defensora ou defensor popular é um ator social que deve desempenhar na sua localidade um papel mútuo de atuação em rede e com a PSR de forma a construir mediações que resultem em transformação e protagonismo.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas no site do CEDDH MG, clicando aqui. Serão ofertadas quarenta vagas, e ao final da formação os participantes receberão o certificado.  O curso tem abrangência estadual.

Aula inaugural

Será realizada uma aula live inaugural no dia 06 de abril para recepcionar os participantes, bem como apresentar o modelo do curso e os facilitadores. O encontro será conduzido pelo professor José Luiz Quadros de Magalhães.

Encontros semanais

O curso será ministrado em quatro encontros semanais, com duração de duas horas cada um.

Público-alvo

O público-alvo são pessoas (sociedade civil) que atuam com a população em situação de rua, PSR. É vetada a participação de agentes públicos ou representantes de órgãos governamentais.

Sobre o CEDDH MG

O Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis, CEDDH MG nasceu através da Lei Estadual Nº 20.846, de 06/08/2013, que institui a política estadual para a população em situação de rua, ou pop de rua.

O Centro de Defesa é instituição basilar materializada na própria política nacional da população em situação de rua, possui diversas atribuições, sendo algumas delas: sistematização das informações de denúncias, produção de dados e conhecimento, capacitações, e, essencialmente, proteção e promoção dos Direitos Humanos da população em situação de rua e catadores de materiais recicláveis.

A gestão desse projeto é atualmente executada pela Cáritas Brasileira e atua em parceria com o Movimento Nacional da População em situação de rua, Pastoral Nacional do Povo da Rua e a SEDESE do Governo do Estado de Minas Gerais.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h