Assistentes sociais no combate ao racismo: profissionais lançam Frente Nacional

Publicado em 29/12/2020

O Serviço Social incorporou em suas ações a luta antirracista não só nos princípios que orientam a agenda política, como também na atuação profissional da categoria. E para seguir nessa direção e fortalecer a luta no combate ao preconceito, o CFESS participou do lançamento da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, realizada por meio virtual no dia 17 de dezembro.

O movimento é parte de uma ampla articulação de assistentes sociais negras e negros, em âmbito nacional, cujo propósito é incidir sobre os espaços da categoria, buscando fortalecer e avançar coletivamente em ações antirracistas na formação e exercício profissional do Serviço Social.

No evento, o CFESS foi representado pelas conselheiras Dácia Teles, Mauricleia Soares e Dilma Franclin. De acordo com elas, a Frente é uma coalizão de assistentes sociais ativistas antirracistas e, desse modo, congrega pessoas com distintas inserções profissionais e políticas, que, de diferentes formas, participam de movimentos negros, movimentos sociais, sindicatos, partidos e também das entidades da categoria, ou seja, não é composta por representações das organizações, pois se trata de um movimento autogestionado da categoria.

Nesse sentido, a forma de gestão foi uma escolha política do grupo, desde que iniciou sua organização em julho de 2019, como um espaço de articulação nacional para agilizar a integração de pautas e ações desenvolvidas pela categoria em torno da campanha de gestão 2017-2020 – Assistentes Sociais no Combate ao Racismo -, deliberada pelo Conjunto Cfess-Cress.

“Assim, as participações são individuais e não por representações de organizações, sendo essa uma decisão coletiva fundante. Por esse motivo, em que pese desde a sua organização inicial, a Frente contar com ativistas e militantes antirracistas que também estão nas direções do Cfess, Cress, Abepss e Enesso, por princípio, estas entidades não têm participação”, explica a conselheira do CFES Dácia Teles.

Assistentes sociais podem participar

A participação da categoria e também de estudantes nas ações e debates da Frente é aberta a todas e todos, que podem solicitar sua inclusão pelo e-mail: ascombateaoracismo@gmail.com ou pelo perfil no Instagram @asantirracista, para que possa receber as comunicações do movimento.

No documento de apresentação e princípios da Frente Nacional, o coletivo afirma que “o racismo, enquanto elemento estrutural e estruturante das relações e utilizado enquanto engrenagem para potencializar a máquina de exploração/dominação do capital, se apresenta também como uma forma ‘normal’ de funcionamento das instituições. É por isso que compreendemos que, para sermos, de fato, antirracistas, é necessário construirmos uma formação com sustentação teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política antirracista, que possibilite a construção de competências e habilidades de enfrentamento ao racismo nos diversos espaços sócio-ocupacionais em que estivermos atuando como Assistentes Sociais”.

Conjunto CFESS-CRESS e ações na luta antirracista

Os Conselhos de Serviço Social também incluíram, em seu planejamento do triênio 2020-2023, ações e atividades no combate ao preconceito racial. Dentre elas, a construção de comitês/coletivos de combate ao racismo nos CRESS e a realização de debates com a categoria e estudantes; bem como a produção de documentos/peças gráficas/divulgações de conscientização e educação sobre a luta antirracista.

Clique aqui e conheça os princípios e diretrizes da Frente Nacional

Conheça o site da Campanha “Assistentes Sociais no combate ao racismo”