Assistente social, como você está atuando na pandemia?

Publicado em 31/07/2020

Imagem com fundo amarelo mostarda, com ilustração de figuras representando o coronavírus e pessoas realizando trabalho remoto. Sobre esse fundo, uma imagem de um papel e uma caneta com o nome da nota. Acima, o logo do CFESS e uma imagem de uma mulher representando uma assistente social negra

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, o Conjunto CFESS-CRESS tem produzido normativas, documentos e textos para reflexão, de modo a dar subsídios para a atuação profissional de assistentes sociais em todo o país, haja vista ser uma das categorias na linha de frente de atendimento Por isso, hoje o CFESS divulga a nota “Teletrabalho e teleperícia: orientações para assistentes sociais” (clique aqui e acesse já).

Em trecho do documento, o CFESS destaca que a nota “faz parte dos processos reflexivos que estão em andamento sobre o trabalho profissional de assistentes sociais no contexto de pandemia e, por se tratar de temática densa, complexa e múltipla, não esgotará todas as questões que envolvem o teletrabalho/trabalho remoto e a teleperícia”.

A nota enfatiza também que “a pandemia e a instituição do trabalho realizado por meios exclusivamente remotos limitam a realização de processos avaliativos e prejudicam a emissão de pareceres conclusivos, devendo os/as profissionais posicionar-se sobre as possibilidades e limites, de acordo com as condições de trabalho em relação à demanda”.

Diante disso, o documento traz algumas perguntas a serem feitas no trabalho profissional cotidiano, como: “considerando as particularidades e excepcionalidades desse período de pandemia, o que garantiria a ampliação de acesso e direitos à população nessa modalidade e o que violaria a qualidade dos serviços prestados e infrigiria nossa ética profissional?”.

É importante relembrar ainda que todo o material que vem sendo produzido pelo CFESS, a partir da demanda da categoria e dos CRESS, sobre questões que envolvem o exercício profissional de assistentes sociais no contexto da pandemia, desde o aparato normativo-legal até as matérias e os posicionamentos políticos, se encontram na seção Covid-19 no site do Conselho (acesse aqui).

Clique aqui e acesse a nota do CFESS sobre teletrabalho e teleperícia

Conheça a seção especial Covid-19 no site do CFESS

Assista ao vídeo com as ações em defesa da vida, realizadas pelo CFESS e pelos CRESS

Fonte: CFESS/Arte: Rafael Werkema

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h