Boletim Seccional Juiz de Fora – Março e Abril de 2020

Publicado em 22/05/2020

BOLETIM – MARÇO E ABRIL DE 2020

SECCIONAL JUIZ DE FORA

A Seccional Juiz de Fora, assim como a Sede, em Belo Horizonte, e as demais Seccionais sofreram alterações no funcionamento e na realização de atividades, por conta da crise pandêmica.

O atendimento à categoria, desde o fim de março, tem sido feito por meio de e-mail e telefone, a fim de resguardar a saúde das trabalhadoras, trabalhadores e de assistentes que precisem recorrer ao CRESS-MG.

Além disso, no mês de maio, se encerra o mandato das atuais gestões. Neste sentido, além de elencar as principais ações de março e abril, trazemos para você, da área de abrangência de Juiz de Fora, uma mensagem da gestão que se despede. 

Confira, a seguir!

Fiscalização

  • Comissão e Setor de Orientação e Fiscalização (Cofi e Sofi) realizaram duas reuniões presenciais, no início de março

As agentes fiscais deram continuidade a algumas atividades rotineiras do Sofi, como a fiscalização de concursos, a fiscalização dos estágios e a participação em reuniões online, bem como outras demandas realizadas por assistentes sociais que exercem a profissão em diversos espaços sócio-ocupacionais como assistência social, terceiro setor, docência e sociojurídico.

Atividades por videoconferência 

  • Reunião de Diretoria: 4

  • Reunião de Avaliação de Desempenho dos funcionários: 3

  • Reunião do Conselho Pleno: 3 – representadas pelas diretoras da Seccional, Ana Luiza Avelar, Isabella Lamarca e Thaysi Ribeiro. 

  • Reunião de Transição da Gestão: 3 – perpassando os eixos temáticos Administrativo/Financeiro, Fiscalização e Comissões Políticas. Participantes: todos os membros da gestão que se encerra e da nova gestão eleita.

 


 

Mensagem da Gestão da Seccional Juiz de Fora (2017-2020)

Em meio ao recente contexto de pandemia, a atual diretoria, em 15 de maio, encerra sua gestão “Unidade e Ação: fortalecendo a Luta, construindo a História” (2017-2020). Diante de inúmeros retrocessos vivenciados no cenário político e social, as diretoras se debruçaram à luta, buscando cumprir com suas propostas de ação. Durante estes três anos, atuaram em uma gestão horizontalizada e participativa, tendo como base ações democráticas e descentralizadas com a ampliação da participação da categoria profissional e o fortalecimento do Serviço Social nos municípios de sua área de abrangência. 

Esta gestão incentivou, ainda, a mobilização da categoria com vistas a consolidar a representatividade da entidade nos conselhos de direitos, movimentos sociais, fóruns, instituições de ensino superior, dentre outros. Propiciou, também, a interiorização de suas atividades, expandindo o debate e as propostas do Conjunto CFESS-CRESS em diálogo com as realidades locais, além de estar presente na combate à precarização das relações e condições de trabalho das e dos assistentes sociais através de ações educativas, políticas e de fiscalização.

Ciente de que muito ainda se tem a avançar, agradecemos às companheiras e companheiros da categoria que estiveram conosco nesse triênio e desejamos à próxima gestão uma aguerrida e avante luta!


Diretoras (da esq. para direita): Patrícia Coutinho, Ana Luiza Avelar, Thaysi Ribeiro, Isabella Lamarca e Sandra Gomes.

 


 

Conheça a nova gestão 2020-2023 "Unidade na luta para resistir e avançar"

A cada três anos, uma nova gestão assume o CRESS-MG. A eleição é feita por voto direto das e dos assistentes sociais de Minas Gerais que estejam aptos a participar do processo eleitoral. Neste triênio, a Sede, em Belo Horizonte, e as Seccionais cujas sedes se situam nos municípios de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, formaram a chapa eleita “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023).

A gestão é composta por assistentes sociais em cargo honorífico, ou seja, de militância, sem remuneração. Todas e todos os integrantes estão devidamente habilitados para o cumprimento da função, o que significa que estão inscritos no Conselho, em dia com as obrigações pecuniárias e não respondem a processo ético.

Na sequência, você conhece um pouco de cada uma e cada um dos integrantes da diretoria da Seccional Juiz de Fora, empossada em 15 de maio deste ano!

 

Composição:

Coordenadora: Cris do Vale 

Pós-graduada em Planejamento Municipal pelo departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é assistente social no Serviço de Abordagem Social em Juiz de Fora e representante suplente do CRESS-MG no Conselho Municipal de Saúde (CMS-JF) do mesmo município. Integrou a Comissão de Políticas Públicas da Seccional e já foi coordenadora na gestão 2005-2008. 

Tesoureiro: Luiz Carlos de Souza Junior 

Especialista em Gestão de Políticas Públicas e Sociais pela Faculdade Única de Ipatinga, mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assistente Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lotado na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. 

Secretária: Geiza Taianara da Silva

Pós-graduada em Políticas Públicas, Serviço Social e Processo de Supervisão de Estágio. Coordenadora de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa e assistente social em instituição filantrópica. Representante do CRESS-MG no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Juiz de Fora e integrante do Conselho Municipal de Pessoa Idosa do mesmo município, representando instituição assistencial. 

1ª Suplente: Francinelly Aparecida Mattoso

Residência e especialização em Saúde da Família e mestra em Serviço Social , ambos pela UFJF. Atualmente é assistente social do Hospital Regional João Penido (Fhemig) em Juiz de Fora e docente do curso de Serviço Social da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no mesmo município. Além disso, é representante titular do CRESS-MG no CMS-JF.

2ª Suplente: Raquel de Freitas Sena

Graduada pela UFJF e atualmente R2 do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Hospital Universitário da UFJF (2018-2020).

3ª Suplente: Nicole Cristina Oliveira Silva

Graduada e mestra em Serviço Social pela UFJF. Atualmente, docente na Faculdade de Serviço Social da mesma instituição.

 

LEIA MAIS

Assista, aqui, o vídeo da transição simbólica para a nova gestão.

O que o CRESS-MG fez nos últimos três anos? Leia no Relatório de Gestão.

Confira, aqui, todas as informações sobre atendimento do CRESS-MG e atuação profissional durante a pademia.

 

 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h