CRESS-MG chega ao número de 40 transmissões online

Publicado em 04/05/2020

A imagem pode conter: 1 pessoa, telefone
Estratégia do online permite que profissionais de todo o estado acompanhe os debates do CRESS-MG.

Como chegar a cada assistente social atuante em Minas Gerais, um estado de grandes dimensões e com a maior quantidade de municípios do Brasil – 853 no total? A resposta a esta pergunta tem guiado as ações das atuais gestões do CRESS-MG, Sede e Seccionais (2017-2020), que tem como um dos principais objetivos levar ao interior, orientação profissional e os debates atuais do Serviço Social.

A transmissão online de eventos promovidos em Belo Horizonte, ou nas cidades das Seccionais – Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia -, foi uma das estratégias implantadas para atender a essa demanda e se aproximar cada vez mais da categoria. No dia 22 de abril, com o debate sobre a violência contra a mulher em tempos de pandemia, que teve como convidada a professora da UFMG, Marlise Matos, o Conselho chegou a sua 40ª atividade transmitida ao vivo.

O formato adotado desde 2017 tem sido aprovado pelas e pelos profissionais, como é o caso de Renato Rocha, morador de Congonhas e assistente social do projeto Pronas da Apae de Ouro Branco. “O CRESS tem potencializado, por meio de suas lives, nosso conhecimento e nos capacitado melhor para que possamos nos aprofundar de forma mais técnica sobre as análises das questões sociais que enfrentamos no dia a dia de nossa profissão”, pontua.

Atividades abordando áreas de atuação específicas fazem sucesso, como a roda de conversa sobre o acompanhamento familiar no Paefi, que teve sala cheia na capital mineira, onde foi promovida, e online, alcançou quase nove mil pessoas. Debates de lutas sociais também geram expressivas visualizações, como a palestra “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora”, promovida pela Seccional Uberlândia, totalizando 7.230 visualizações.

Formação permanente


Auditório para quem tem a possibilidade de comparecer e a opção de acompanhar via internet, para quem mora longe.

Ao vivo, a cores e presencialmente sempre é a opção mais enriquecedora, disso o CRESS-MG não tem dúvidas. Mas as transmissões online vêm para agregar, possibilitando que aquela ou aquele profissional que não pode comparecer aos eventos, tenha a oportunidade de acompanhá-los pelo celular ou computador, como explica o assistente social e coordenador da Comissão de Comunicação, Leonardo Koury.

“A proposta da transmissão ao vivo é garantir, nas atividades presenciais, uma nova interação com quem está mais distante de onde elas acontecem. Através desse recurso, as pessoas fazem perguntas às convidadas e convidados e podem, ainda, conferir a atividade posteriormente, já que todas elas ficam salvas em nosso Facebook”, explica. 

Os eventos, como lembra Leonardo, são assistidos por assistentes sociais de outros estados, assim como por profissionais de outras áreas, visto que as bandeiras de luta do Serviço Social dialogam com diferentes projetos integrados por uma nova sociedade. Além disso, debates, seminários e rodas de conversa contribuem para a formação permanente da categoria profissional e a transmissão online permite ampliar o alcance destas ações. 

Neste sentido, o recurso não deve ser confundido com a modalidade de ensino a distância (EaD), vista pelo Conjunto CFESS-CRESS como fruto da mercantilização da educação, explica o conselheiro. “Não cabe ao CRESS ofertar formação superior em Serviço Social. Defendemos que esta seja presencial, laica, pública e de qualidade, por ser a melhor forma de compreender as diferenças e desafios postos: é o dia a dia articulado entre ensino, pesquisa e extensão”, diz.

Para conferir os vídeos de todos estes eventos, clique aqui.

Mídia alternativa

Com as medidas de isolamento social em função da pandemia da Covid-19, as atividades online ganham força em todo o mundo. A fim de seguir as recomendações para que sejam evitadas aglomerações de pessoas, o CRESS-MG, além das transmissões ao vivo pelo Facebook, passou a usar o recurso das lives por meio do aplicativo Instagram.

Para acompanhar os debates online do Instagram (lives) é necessário criar uma conta, gratuita, pelo computador ou baixando o aplicativo em seu celular. Para Leonardo, esta rede social é uma importante plataforma de diálogo e, em um momento de grande difusão de notícias falsas, o perfil do CRESS-MG exerce, também, a função de mídia alternativa para a sociedade em geral.

Então, para acompanhar a gente no Instagram, clique aqui.

Nosso Facebook também segue a todo vapor e pode ser acessado aqui.

Live de terça

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h