Comunicar é preciso! Comissão de Comunicação se reúne a fim de pensar ações para 2020

Publicado em 07/01/2020

A comunicação é um setor estratégico em qualquer instituição, movimento social e coletivos em geral. É por meio dessa área que, aqui no CRESS-MG, assistentes sociais ficam por dentro do que vem sendo debatido no Serviço Social brasileiro e se informam sobre as atividades que têm sido promovidas pelos quatro cantos de Minas Gerais.

Na última sexta-feira, 3 de janeiro, aconteceu a principal reunião de planejamento da Comissão de Comunicação do ano. Este é o momento em que são pensados os temas a serem abordados ao longo do ano, em materiais como os Boletins Conexão Geraes e os Boletins Especiais, assim como as ações a serem realizadas para o cumprimento do plano de metas anual do conselho.

Atualmente, a comissão é composta por integrantes da gestão – Sede e Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia -, além de assistentes sociais de base e da Assessoria de Comunicação do CRESS-MG, hoje formada por uma publicitária e uma jornalista. 

A imagem pode conter: texto que diz
A Ascom é respondável, entre outras tarefas, pela elaboração de artes para datas comemorativas sintonizadas com as diretrizes do Serviço Social brasileiro.

É através desta comissão que se materializa a Política Nacional de Comunicação do CFESS-CRESS (PNC), instrumento político destinado a fortalecer e potencializar a produção e a socialização de informação entre os CRESS e o CFESS e destes com a categoria e a sociedade, na direção de reafirmar o projeto ético e político profissional, como indica o trecho abaixo, de introdução do documento.

“Defendemos a necessária democratização da comunicação no Brasil e, por isso, buscamos fortalecer a comunicação do Conjunto CFESS-CRESS como um campo de ação política estratégica, fundamental para a transformação da sociedade. O desafio de promover a democratização da comunicação com a categoria e com a sociedade é enorme, e exige do Conjunto CFESS-CRESS ações organizadas, planejadas e posicionadas criticamente.

A comunicação e o uso que se faz dela não são neutros. Não subestimamos nem superestimamos a comunicação e a mídia como espaços de socialização radical da informação. Mas defendemos o acesso à informação como direito e condição para a democracia e para a socialização da política. Por isso, a 3ª edição da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS pretende ser mais um aporte e contribuição para as lutas em defesa dos direitos."

Saiba mais

Assistir a um canal da TV aberta ou abrir um jornal de grande circulação e se sentir identificado com o conteúdo é privilégio de poucas pessoas. Isso porque, no Brasil, os meios de comunicação de massa estão nas mãos de algumas poucas famílias. Portanto, o conteúdo que é exibido nesses veículos atende aos interesses dessa elite, fruto de uma aristocracia racista, classista e machista, presente em toda a história do país.

O resultado prático desse controle são conteúdos pouco plurais, que não valorizam a diversidade cultural brasileira e tratam as questões de diversidades religiosa, racial e de gênero de forma a atender ao capital e não a uma demanda social. Em entrevista ao CRESS-MG, a a cientista política e então secretaria geral do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC-MG), Florence Poznanski, comenta sobre a importância de democratizar a comunicação. 

Esta é uma defesa que se relaciona diretamente com os fundamentos da Política Nacional de Comunicação do CFESS-CRESS. Confira a matéria divulgada em 2017, e ainda atual, clicando aqui. 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h