CFESS lança nova edição do Código de Ética Trilíngue

Publicado em 23/12/2019

Imagem mostra a capa do Código de Ética Trilíngue, que traz o título traduzido em espanhol e inglês, sobre a ilustração de Arthur Bispo do Rosário de um ramo, o mesmo que está na capa do documento em português.

Tem novidade na seção Publicações. O Código de Ética do/a Assistente Social agora está disponível em português, espanhol e inglês, tudo em um mesmo documento. A nova edição trilíngue está sendo lançada neste mês de dezembro na versão on-line e impressa, que será distribuída para os CRESS.

A republicação do Código (a primeira edição trilíngue é de 2006) atende a uma demanda importante apontada pela Comissão de Relações Internacionais do CFESS. “Assistentes sociais de organizações de Serviço Social de vários países que estão na Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits) têm nos relatado, nos últimos encontros e reuniões, que o Código de Ética do/a Assistente Social é uma referência importante para aquelas nações que ainda estão elaborando seus códigos de ética”, explica a coordenadora de RI e vice-presidente da Fits da Região da América Latina e Caribe, Tânia Diniz.

Isso porque os países da América Latina e Caribe têm similaridades políticas, econômicas e sociais, e enfrentam uma brutal desigualdade social e violação de direitos humanos, resultados do modelo econômico que explora o trabalho humano. “Assim, a concepção crítica da nossa profissão para o enfrentamento a toda forma de opressão e exploração pode servir de direção para a construção de projetos profissionais de Serviço Social em outros países”, ressalta Tânia.

Além disso, o Código de Ética Trilíngue deve ampliar o alcance desse importante instrumento ético-político normativo para fora do Brasil, contribuindo, inclusive, para o debate sobre a definição internacional de Serviço Social nos congressos da Fits.

“Sabemos que a profissão tem suas particularidades em cada país, o que traz reflexos na pauta e agenda das entidades. A socialização do nosso Código em outras línguas contribui também para que outros países compreendam melhor os posicionamentos do CFESS e de outras entidades latino-americanas nesses debates teóricos e técnicos sobre a profissão”, explica.

Segundo ela, a concepção de Serviço Social latino-americana e caribenha também ganha visibilidade e mostra por que tem ocupado cada vez mais espaço na agenda internacional: um serviço social crítico, que coloca como centralidade do trabalho da categoria o atendimento das necessidades sociais das classes populares, a formulação e execução de políticas sociais, o combate às desigualdades e a todo tipo de violência.

Instrumento para a categoria

O Código de Ética Trilíngue é também um importante instrumento de pesquisa para assistentes sociais que estão na universidade, na pós-graduação por exemplo, em que, por vezes, é necessária a elaboração de resumos de artigos e trabalhos em inglês ou espanhol.

Baixe o Código de Ética Trilíngue do/a Assistente Social

Dia Mundial de Serviço Social 2020

A Fits já divulgou o cartaz para o Dia Mundial do Serviço Social de 2020, que será celebrado no dia 17 de março do próximo ano.  “Promover a importância das relações humanas” é o tema da peça gráfica, que será traduzida em breve para o português, para que assistentes sociais do Brasil possam divulga-lo.

No site da Fits, o secretário-geral da Federação, Rory Truell, afirmou que a proposta é “dar voz e ação para um mundo sustentável. Um mundo sustentado por igualdade, onde todos têm as habilidades para contribuir com seus ambientes para benefício de todos e do planeta. Este tema destaca que os relacionamentos entre pessoas, comunidades, nações são essenciais para enfrentar os desafios sociais, econômicos e ecológicos”.

Baixe a versão em inglês do cartaz

Imagem mostra a arte do cartaz, uma aquarela azul e roxa, com o texto em inglês Promovendo a importância das relações humanas

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h