Mobilizar e agir: veja como foi o Encontro Estadual do Serviço Social do INSS

Publicado em 21/08/2019

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, em Belo Horizonte, o 4º Encontro Estadual do Serviço Social do INSS. A atividade é uma iniciativa do CRESS-MG e do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev).

A pauta do evento foi a restrição no acesso às agências da Previdência Social e aos direitos Previdenciários e Assistenciais no contexto da transformação digital e, como público, além do CFESS, na pessoa da assistente social do INSS, Mariana Furtado, estavam presentes profissionais de diferentes partes de Minas Gerais, assim como representantes de outras áreas, como Saúde e Assistência Social.

Nos últimos anos, o capital tem descaracterizado as atribuições e competências da categoria neste espaço sócio-ocupacional, de forma acelerada, provocando a precarização do atendimento à população usuária e levando, ainda, a um intenso quadro de assédio às trabalhadoras e trabalhadores do INSS.

Como foi sinalizado na ocasião, a estratégia, neste momento, é se organizar. O processo de mobilização política passa a não ser uma opção e, sim, um dever profissional e mesmo de vida, considerando que a categoria de assistentes sociais também é classe trabalhadora.

Em defesa da Previdência e da Seguridade Social, seguimos na luta!

Pesquisa sobre assistentes sociais do INSS

A Portaria nº 21 de 25 de fevereiro de 2019 instituiu um Grupo de Trabalho no CRESS-MG, chamado de “GT Previdência Social” cujo objetivo é assessorar o Conselho na interface entre o Serviço Social e a Previdência. Este GT é composto por assistentes sociais/analistas do Seguro Social de Belo Horizonte, Contagem, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ouro Preto e Teófilo Otoni.

Com apoio do CRESS-MG, pretende-se realizar um estudo acerca do exercício profissional da categoria em Minas Gerais com o objetivo de conhecer as dificuldades, enfrentamentos e conquistas das e dos profissionais. Após a análise dos dados, pretende-se levantar estratégias coletivas de intervenção com o intuito de ampliar a garantia de direitos junto às pessoas usuárias da Previdência Social. Por isso, sua participação é muito importante.

Neste primeiro momento, está sendo divulgado o questionário a seguir. É simples e não é preciso se identificar.

Clique aqui para responder e compartilhe com outras e outros colegas do INSS!