Assistentes sociais defendem a saúde pública como direito da população!

Publicado em 05/08/2019

Recorte da imagem do CFESS Manifesta elaborado para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Entre 4 e 7 de agosto, o CFESS marcará presença na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF), realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A saúde é uma política na qual atua grande parte dos/as assistentes sociais no Brasil. É também, pelos posicionamentos expressos pelo Conselho Federal ao longo dos anos, um direito constitucional da população brasileira. E, por isso, deve ser 100% estatal, de qualidade, universal.

“Estaremos no evento juntamente com a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e também com o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da área de Saúde (Fentas). Destacamos a realização do Ato Nacional Unificado ‘Saúde, Democracia e Direitos Sociais’, que ocorrerá no Dia Mundial da Saúde – 5 de agosto e convidamos os/as assistentes sociais a participarem também. Nossa luta é pela saúde e democracia, em defesa das políticas sociais, contra a Emenda Constitucional 95 e contra a reforma da previdência”, ressalta a conselheira do CFESS Elaine Pelaez, coordenadora da Comissão de Seguridade Social, que é uma das delegadas do CFESS na conferência, juntamente com a assistente social e professora Maria Inês Bravo (que, por sua vez, representou o CFESS na 8ª Conferência Nacional de Saúde).

A conselheira do CFESS explica ainda que o Conselho Federal integra a comissão organizadora do evento, e também as subcomissões de infraestrutura (assistente social Luana Braga) e de comunicação (assistente social Ruth Bittencourt).

'CFESS Manifesta'

A conferência  reunirá cerca de 5 mil pessoas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília e, para fomentar o debate com tantos/as profissionais e usuários/as, o Conselho Federal elaborou uma edição do “CFESS Manifesta” especialmente para o evento (clique aqui e acesse).

“É nessa conjuntura perversa em que vivemos que precisamos reafirmar os princípios e diretrizes do SUS e apontar os desafios postos para a sua consolidação, tendo como referência o projeto de Reforma Sanitária dos anos 1980. Reafirmar a saúde como direito de todos e dever do Estado requer a defesa do princípio da universalidade, que supõe necessariamente refutar a chamada “cobertura universal” presente na proposta de Reforma da Saúde do Banco Mundial, que significa a defesa de um pacote básico de serviços de saúde para uma parcela da população, afastando a perspectiva da atenção básica ampla de acesso universal.”, diz trecho do CFESS Manifesta.

Com o tema central “Democracia e Saúde”, a conferência terá três eixos temáticos, sendo: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do SUS.

Momento de troca com assistentes sociais

Assim como é feito nas conferências nacionais de políticas públicas, o CFESS realizará, durante o evento, uma reunião com assistentes sociais participantes da conferência, para um momento de troca e de informes sobre as ações do Serviço Social na defesa da profissão e das políticas sociais. A data e local serão divulgadas durante o evento. Fique atento/a e participe!

Retrocessos no SUS

O CNS vem denunciando o cenário de desmonte das políticas públicas de saúde no Brasil. “Defender o SUS significa defender a democracia, além de ações e serviços de saúde para a totalidade da população. Para mais de 75% das pessoas que vivem no Brasil, o SUS é a única opção de assistência à saúde”, ressalta Elaine Pelaez.

Além disso, acrescenta a conselheira do CFESS, “as Conferências de Saúde são espaços fortes de participação política da população. Eles integram a gestão administrativa e participam da formulação, planejamento e controle das políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da relação entre Estado e Sociedade”.

Acesse o CFESS Manifesta da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Fonte: CFESS