Seccional Uberlândia: Veja as principais atividades realizadas no mês de maio e junho de 2019

Publicado em 22/07/2019

A área de abrangência da Seccional Uberlândia promoveu e participou de diversas atividades nos meses de maio e junho de 2019. Algumas das ações realizadas durante esse período, você confere a seguir. Para ficar por dentro dos próximos eventos abertos às e aos assistentes sociais da região, acompanhe o site e o Facebook do CRESS-MG.

Maio


Uberaba recebeu, em maio, o Projeto CRESS na Estrada – Seminário Regionalizado. 

Foram realizadas as seguintes atividades:

  • Reuniões da Diretoria; 

  • Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI);

  • Reuniões da Comissão de Seguridade Social.

Também ocorreram:

  • Aconteceu o Seminário Regionalizado CRESS-MG na Estrada Edição Uberaba, palestra com o tema “Questão Étnico-Racial e Serviço Social: Debate Contemporâneo”. Palestrante: Tais Pereira de Freitas (assistente social, doutora em Serviço Social e Professora na UFTM) e Mediador Rodrigo Valadares. No dia seguinte, ocorreu oficina “Estudo Social e seus Registros: Laudos, Relatórios, Perícias e Pareceres”, cujo debatedor foi Rodrigo Valadares (assistente social, mestre e diretor da Seccional Uberlândia).

  • Realizou-se na UFU, no Campus Santa Mônica em Uberlândia, atividade em comemoração ao Dia da e do Assistente Social, palestra com o tema “Questão Étnico-Racial e Serviço Social: Debate Contemporâneo”, cuja palestrante foi Tais Pereira de Freitas e na mediação, Rodrigo Valadares e Glaucia de Almeida Ramo (da diretoria da Seccional Uberlândia). As convidadas foram Mariana Furtado Arantes (conselheira do CFESS), Ana Carla da Costa (diretoria Nacional da ABEPSS) e Brenda Soares Rodrigues (coordenação Nacional da ENESSO).

  • Aconteceu o Seminário Regionalizado CRESS-MG na Estrada Edição Unaí, palestra com o tema “Assistente Sociais na Luta e no Combate ao Racismo” cuja palestrante foi Elaene Rodrigues (assistente social, mestre em Política Social e doutora em Serviço Social) e teve como mediador Rodrigo Valadares. No dia seguinte, ocorreram as seguintes oficinas simultâneas: “Estudo Social e seus Registros: Laudos, Relatórios, Perícias e Pareceres”, debatedor Rodrigo Valadares; “A (contra) Reforma da Previdência Social”, debatedora Glaucia de Almeida Ramos (assistente social e coordenadora da Seccional Uberlândia); e “Ética e Sigilo Profissional”, debatedora Marcelo S. da Rocha (assistente social e agente fiscal do CRESS-MG).

  • O CFESS realizou, em Brasília (DF), o Encontro Nacional das e dos Agentes Fiscais para Formação Continuada de Agentes Fiscais. O evento teve a participação da Agente Fiscal da Seccional Montes Claros, Marcelo e Maria Ângela. 

  • A 12ª edição do Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofis) do Conjunto CFESS-CRESS teve a participação do diretor da Seccional, Rodrigo Valadares. 

Além disso, o Setor de Orientação e Fiscalização (SOFI) promoveu visitas de orientação e fiscalização aos e as assistentes sociais nos municípios: Araguari, Patrocínio, Ibiá, Paracatu, João Pinheiro, Arinos e Unaí.

Junho


Agente fiscal em Unaí, durante atividade de orientação coletiva, "Diálogos sobre o exercício profissional"

Foram realizadas as seguintes atividades:

  • Reuniões da Diretoria;

  • Reuniões da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI);

  • Reunião da Diretoria e Trabalhadores/as.

Também ocorreram:

  • Aconteceu a Atividade Regionalizada CRESS-MG na Estrada Edição Araxá, com roda de conversa “A organização Política da Categoria em Araxá” que teve como convidada e convidado, Glaucia Ramos e Rodrigo Valadares (da diretoria da Seccional Uberlândia). 

  • Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) com os representantes da SPDM, Missão Sal da Terra e Coordenação do Serviço Social da Prefeitura Municipal de Uberlândia, para devolutiva e encaminhamentos das visitas técnicas de orientações e fiscalizações realizadas nas UAI’s durante o período de novembro de 2018 a março de 2019;

  • Participação na Sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte, do Curso Ética em Movimento promove primeira edição de 2019, com a presença da diretora Glaucia de Almeida Ramos; 

  • Participação na Sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte, da reunião de Conselho Pleno, com a presença da diretora Glaucia Ramos.

Além disso, o Setor de Orientação e Fiscalização (SOFI) promoveu visitas de orientação e fiscalização aos e as Assistentes Sociais nos municípios: Indianópolis, Ituiutaba, Muzambinho, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Monte Santos de Minas e Passos.

A gestão da Seccional Uberlândia, “Com a classe trabalhadora: lutar e resistir” (2017-2020), reforça o convite a todas e todos os assistentes sociais de sua área de abrangência a participarem das reuniões ampliadas e da Comissão de Seguridade Social, e demais atividades propostas, luta e resistência!

Fique por dentro das atividades da Sede e das Seccionais através do site e do Facebook do CRESS-MG!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h