Curso Ética em Movimento promove primeira edição de 2019, em BH

Publicado em 04/07/2019

Os retrocessos vividos no país revelam para as e os assistentes sociais a necessidade em reafirmar o compromisso com a liberdade e a garantia dos direitos da classe trabalhadora. Nesse cenário, o curso Ética em Movimento, cuja primeira edição do ano aconteceu em Belo Horizonte, nos dias 13, 14 e 15 de junho, parece ter ganhado ainda mais relevância, como comenta o coordenador da edição de 2019 do curso, em Minas Gerais, o conselheiro do CRESS-MG, Maicom Marques.

“Temos percebido um afastamento dos princípios e valores que fundamentam a profissão, ao mesmo tempo que cresce um Serviço Social neoliberal. Nesse sentido, este curso é essencial, pois faz uma retomada do processo sócio-histórico de formação da profissão com o objetivo de mostrar porque, na atualidade, a profissão se coloca do lado da classe trabalhadora e na defesa dos direitos humanos”, aponta.

A precarização da formação também é outro aspecto que reflete diretamente na categoria, que tem retomado práticas até então superadas, como posturas policialescas e de controle das usuárias e usuários, afirma Maicom. “Observamos profissionais próximos da dimensão técnico-operativa, mas distantes das dimensões teórico-metodológicas, que fundamentam o fazer profissional, e ético-política, que direciona o Serviço Social, e isso deve ser repensado”, diz.

Compromisso ético

A ética do Serviço Social remete, o tempo todo, a um compromisso com a liberdade que emancipa os sujeitos, diferente da ideia de liberdade que propõe o liberalismo, como destaca a assistente social e agente fiscal do CRESS-MG, Amélia Andrade. “A partir do momento que asseguramos e garantimos a liberdade e condutas éticas responsáveis, nos posicionamos contra a barbárie e o desmonte de tantas conquistas históricas”, aponta.

Enquanto agente fiscal, Amélia frisa que é imprescindível estar em consonância com os pressupostos do Código de Ética e da Lei 8662/93, que regulamenta a profissão, uma vez que seu cargo responde as requisições éticas do Serviço Social e, ao mesmo tempo, leva essa responsabilidade para a categoria. Assim, participar do Ética em Movimento foi uma importante maneira de se atualizar.

“O curso possibilitou repensar a prática profissional e refletir se minhas condutas e o compromisso que assumo diante das e dos meus colegas estão à luz do Projeto Ético-político. Foi um momento de repensar e, mais que nunca, reafirmar a importância desses pressupostos éticos, como a defesa dos direitos humanos, o respeito e o compromisso com as usuárias e usuários”, considera.

Multiplicação do debate

O Ética em Movimento é uma iniciativa do Conjunto CFESS-CRESS, que acontece há 16 anos, por meio de assistentes sociais que, após uma capacitação, a nível nacional, voltam para seus CRESS com a tarefa de disseminar e fortalecer o projeto ético-político do Serviço Social.

Essas e esses agentes multiplicadores atuarão, em seus CRESS, como facilitadores dos debates propostos. Em geral, são profissionais que já participam das atividades do Conselho, seja como gestão ou base das comissões.

O curso ofertado por estas pessoas dá, por sua vez, a oportunidade para que aquelas e aqueles que o assistir, possam atuar levando o conteúdo abordado para seus municípios e/ou áreas de atuação. Nesta primeira edição, promovida em Belo Horizonte, participaram dezoito pessoas de diferentes partes do estado.

Como tarefa, elas irão elaborar propostas de projetos de multiplicação. “Essas e esses assistentes sociais irão observar, em seus municípios e locais de trabalho, pontos onde há necessidade de replicação, propor projeto, e será feita uma parceria com o CRESS-MG para promover a multiplicação em outros espaços”, explica Maicom Marques.