PROGRAMAÇÃO
8h00 às 9h30 – Credenciamento
9h00 – Mesa de Abertura
Julia Restori (presidenta do CRESS-MG), José Crus (presidente do Cogemas e vice-presidente do Congemas), Fábio Maia (Frente Mineira em Defesa do SUAS) e Rodrigo Silveira (coordenador da Comissão de Assistência Social do CRESS-MG e presidente do Ceas-MG).
9h40 às 11h10 – Mesa Central
Tema: “A Judicialização do SUAS e seus reflexos no exercício profissional”
Márcia Lopes – Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, especialização na área da Criança e Adolescente pela PUC-SP e mestrado em Serviço Social pela PUC-SP. Foi professora do Curso de Serviço Social da UEL por mais de 30 anos. Atuou como secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 2004, e como secretária executiva do MDS, de 2005 à 2007, chegando a ser ministra do MDS em 2010. Atualmente é sócia-proprietária da empresa de consultoria em Políticas e Projetos Sociais, Lopes & Rizzotti.
Andréia Braz – Graduação em Serviço Social pela PUC Minas, em 1990. Especialista em Serviço Social e Serviço Social aplicado ao Poder Judiciário. Assistente Social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) de 1994 a 2016, professora da PUC Minas de 2000 a 2015. Desde 2016, é secretária de Desenvolvimento Social de Matozinhos (MG) e representante da Região Metropolitana no Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas).
11h10 – Debate
12h10 às 13h30 – Intervalo
13h30 às 16h30 – Rodas Temáticas Simultâneas
1) Instrumentos e Técnicas da e do Assistente Social no SUAS
SALA 201 – PRÉDIO 03 – ACESSO 03
Facilitador:
Juliano Almeida – Graduado em Serviço Social, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, mestre em Adolescente em Conflito com a Lei. Atualmente Coordenador e Docente do Curso de Serviço Social do Centro Unihorizontes, com experiência nas áreas da Saúde, Sociojurídico e Assistência Social.
2) O trabalho da e do Assistente Social no SUAS: condições éticas e técnicas e estratégias de resistência.
AUDITÓRIO – ACESSO 7
Facilitadoras:
Denise Cunha – Assistente social e coordenadora técnica do CRESS-MG.
Simone Albuquerque – Assistente Social, analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Foi professora da PUC Minas e diretora de Gestão do SUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), conselheira do CNAS e membro da Comissão Intergestores Tripartite. Assumiu o cargo de subsecretária Estadual de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, em janeiro de 2015. Em março de 2015, tomou posse como presidenta do Conselho Estadual de Assistência de Minas Gerais. Atualmente encontra-se na Diretoria de Relação com o Sistema de Garantia de Direitos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac), na PBH.
3) Atuação das/os Trabalhadoras/es do SUAS em Situação de Calamidade Pública e Emergência
SALA 202 PRÉDIO 3 – ACESSO 03
Facilitadores:
Leonardo Koury – Assistente Social, professor de Serviço Social na Unihorizontes, Servidor Público em Ribeirão das Neves e midia-livrista nos coletivos Jornalistas Livres e Mídia Ninja. É também conselheiro do CRESS-MG e coordenador da Comissão de Direitos Humanos.
Carmen Macedo – Graduada em Serviço Social pela Ufop, mestre em Serviço Social pela UFJF. Atuou como assessora do projeto “Promoção da Assessoria Técnica aos atingidos e atingidas pela Barragem de rejeitos da Samarco” (Vale e BHP Billiton), em Mariana, para a Democratização das Decisões relativas à Reparação de Perdas e Danos. Atualmente trabalha como assistente social no CAPS 1 de Itabirito.
4) A Diversidade das Configurações Familiares e o Trabalho Social
SALA 203 PRÉDIO 03 – ACESSO 03
Facilitadores:
Elton Santa Brígida – Graduação em Serviço Social pela UFPA. Mestre em Serviço Social e Políticas Públicas pela UFPA e doutorando em Psicologia pela UFMG. Membro das Comissões de Assistência Social e Direitos Humanos do CRESS-MG. Militante e pesquisador de políticas LGBTs..
Bruno Chaves – Assistente Social e pós-graduando em Direitos Humanos e Cidadania. Secretário de Trabalho Previdência e Assistência Social da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT). Coordenador do Projeto Protagonismo LGBTI 2019.
17h – Encerramento