Sudoeste de Minas recebe atividade do CRESS-MG na Estrada

Publicado em 19/03/2019

A Seccional Uberlândia promoveu no dia 26 de fevereiro, em parceria com o Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) de Passos, uma discussão sobre “Ações em defesa do SUS e das condições de trabalho dos e das assistentes sociais”. O evento teve como convidadas a assistente social e mestre em Política Social Nathalia Albino e a coordenadora da Seccional, Glaucia Ramos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das primeiras conquistas do povo brasileiro, no âmbito das políticas sociais, após a promulgação da Constituição Federal e, diante dos diversos desmontes enfrentados, é necessário se atualizar sobre o assunto, como observa a assistente social, Franciele Silveira.

“O conteúdo foi abordado de forma extremamente didática e foi de grande valia a todas e todos nós, tendo sido feito um apanhado da Política Pública de Assistência Social e posteriormente da Política Pública de Saúde, contemplando especialmente as colegas que atuam na área de saúde”, pontua.

A coordenadora do NAS, Priscila Caetano, afirma que o tema serviu para suscitar pontos de discussões e reflexão que estavam adormecidos na classe trabalhadora, indicando que as e os profissionais têm estado nos espaços apenas cumprindo o seu papel e esquecendo-se da luta.

“O SUS, está ameaçado, as trabalhadoras e trabalhadores sendo explorados e tendo sua saúde tratada como mercadoria. Faz-se necessário defender as políticas sociais e reafirmar a importância de não retroceder. O Serviço Social é uma profissão de luta de resistência e sempre foi e neste momento não pode parar. É necessário avançar, assumir o lado que você está e o papel que temos na sociedade enquanto assistentes sociais”, avalia.

Consciência política na formação

Em tempos de perdas de direitos e retrocessos monumentais na Saúde, é de máxima importância que a categoria discuta os caminhos e as possibilidades para o enfrentamento dessas expressões, e que assim sejam repensadas as formas de atuação frente ao cenário que estamos vivenciando. O SUS está completamente ameaçado, um sistema que sempre foi um exemplo mundial de acesso à saúde.

A estudante do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Amabile Passos, diz que como esta é uma profissão presente na área da Saúde, não pode ser dissociada, de forma alguma, das discussões políticas e dos posicionamentos das e dos docentes, assim como da categoria profissional e das próprias e próprios alunos.

“Só se pode pensar a política de Saúde no Brasil levando em conta que, se não for a superação deste sistema, nenhuma outra forma nos trará melhorias, e isso foi muito bem colocado no evento. Sendo assim, deixo as seguintes provocações: À quem serve a sua ação profissional? À que serve o seu conhecimento?”, indaga.

Para Amabile, atividades como esta contribuem para o enfrentamento das perdas de direitos sociais, na defesa da classe trabalhadora, na construção de projetos que possam transformar a realidade social das pessoas. Ela pontua ainda, que tendo em vista o cenário avassalador que o país vivencia, esse enfrentamento só pode acontecer nos espaços da militância.

“As alternativas que vão dar consistência para a superação deste quadro são a participação e atuação em movimentos sociais, coletivos, como o movimento negro, feminista, LGBTQI+, e para além, construir projetos construtivos que integrem-se, de fato, à comunidade. Não como obrigação, jamais como status ou mais uma atividade qualquer, mas sim como escolha”, considera.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h