Organização política da categoria leva 70 profissionais à reunião em João Monlevade

Publicado em 30/10/2018

A organização política da categoria em defesa dos direitos, das políticas públicas e da democracia é uma concepção presente na Política Nacional de Fiscalização do Conjunto CFESS-CRESS, ou seja, é uma das principais funções dos Conselhos Regionais de Serviço Social. Abordar o assunto, é fundamental na atual conjuntura.

Com o intuito de promover reflexões acerca do tema, a presidenta do CRESS-MG, Julia Restori, e a agente fiscal da Sede, Flávia Canesqui, participaram da segunda reunião do Fórum Regional de Trabalhadoras/es da Assistência Social/Regional Timóteo (Fortsuas), em João Monlevade, no dia 23/10.

A atividade, que também teve a presença do psicólogo Marcone Matos, representando o Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), recebeu quase 70 profissionais da Assistência Social, das quais, gestoras, coordenadoras, usuárias e trabalhadoras oriundas de doze municípios da região, como Alvinópolis, Itabira e Joanésia. 

As relações profissionais das e dos assistentes sociais, seja com colegas de profissão, profissionais de outras áreas ou mesmo com o público usuário estão entre os maiores desafios das e dos presentes na reunião, como observa Flávia. Para ela, as usuárias e usuários devem ser vistos como cidadãos que buscam os serviços públicos a fim de acessar um direito social.

Em sua fala, a agente fiscal disse, ainda, que é fundamental se ver e se identificar enquanto classe trabalhadora, o que torna  possível compreender melhor o trabalho em equipe e ver as e os profissionais de outras áreas como possíveis parcerias.

“Para quem atua na política de Assistência Social esse entendimento é fundamental, pois, além de fortalecer a categoria profissional, qualifica o serviço prestado, o que está, por sua vez, relacionado ao dever, previsto no Código de Ética, de ‘democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as”, destaca.

A reunião, que contou com uma ampla mobilização do FortSuas, foi muito positiva e, segundo Flávia, possibilitou o diálogo, a reflexão e o encontro entre as trabalhadoras e trabalhadores do Suas. “Estas são ações que mostram a resistência e a força de uma categoria, especialmente nesse momento temeroso, pelo qual passa a sociedade brasileira, em que a intolerância e ódio querem dominar. Resistiremos!”, brada.

Em um momento no qual urge que a classe trabalhadora se una e se organize, o CRESS-MG aproveitou para entregar às e aos presentes, o material sobre a Campanha do CRESS-MG “Assistentes sociais combatem o assédio moral” e a nova brochura com as normativas para o exercício profissional.

Leia mais

Política Nacional de Fiscalização do Conjunto CFESS-CRESS (Resolução CFESS 512/2007)

Campanha do CRESS-MG “Assistentessociais combatem o assédio moral”

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h