Fortalecimento de vínculos marcou Encontro Estadual das Unidades de Formação Acadêmica em Serviço Social

Publicado em 12/09/2018

A construção e o fortalecimento de vínculos foram aspectos que marcaram o Encontro Estadual das Unidades de Formação Acadêmica em Serviço Social, promovido pelo CRESS-MG, no dia 24 de agosto, em Belo Horizonte.

O evento teve a presença de mais de oitenta pessoas de todo o estado, entre elas representantes da coordenação de cursos de Serviço Social, da coordenação de estágio, da supervisão de campo, além da participação de discentes, como é o caso de Matheus Gonçalves, estudante do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Minas Gerais, campus Cláudio.

Para o futuro assistente social e presidente da gestão "Da luta não me retiro" do Centro Acadêmico de Serviço Social, o evento foi uma oportunidade enriquecedora de entrar em contato com realidades diferentes de formação acadêmica, mas com muitos desafios em comum. Matheus elogiou, ainda, a importância dada às alunas e aos alunos no processo de formação que foi pautada nas exposições do CRESS-MG e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss).

“As entidades trataram o corpo discente enquanto aquele que participa em totalidade do processo de formação, para o empreendimento essencial, tendo como horizonte o projeto ético e político voltado à emancipação dos sujeitos e à construção da apreensão crítica da sociedade. Participar de discussões sobre temas que atingem diretamente a realidade da formação é primordial para o futuro exercício profissional”, pontua.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

O estudante diz, também, que chamaram sua atenção as abordagens contra-hegemônicas a respeito das diretrizes curriculares e do próprio projeto de formação, através do enfrentamento a temas “espinhosos”, como o racismo, a LGBTfobia, o conservadorismo, o Ensino a Distância (EaD): “Estes são assuntos urgentes na sociedade, no trabalho e na formação e que precisam ser contemplados nas nossas disciplinas com mais frequência”, observa.

Veja aqui algumas fotos.

Trabalho e Formação Profissional

A atividade foi uma iniciativa da Comissão de Trabalho e Formação Profissional do CRESS-MG, que conta com reuniões semanais, na Sede, em Belo Horizonte, e abertas à categoria. Para o coordenador, o conselheiro Maicom Marques, professor e coordenador do curso de Serviço Social da Uemg/Cláudio, a resposta ao evento foi surpreendente.

“A partir das pontuações das e dos participantes foi possível deliberar encaminhamentos que serão discutidos na próxima reunião da Comissão. Somado a isso, percebemos o respeito e a dedicação de quem estava presente, à formação profissional, seja no espaço acadêmico ou no espaço da formação permanente. Os desafios são semelhantes e a troca de experiência contribui para o aparecimento de propostas de enfrentamento”, pontua.

Os encontros da Comissão acontecem sempre às sextas, às 14h30. As próximas acontecerão nos dias 21 de setembro, 19 de outubro, 23 de novembro e 14 de dezembro. Participe!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h