Religiosidade e seus desafios para o Serviço Social são tema do novo Boletim Conexão Geraes

Publicado em 24/08/2018

A religiosidade é o tema central do novo Boletim Conexão Geraes. Em um artigo enriquecedor, a assistente social e professora da UFBA, Magali Almeida, destaca a religião enquanto direito garantido pela Constituição Federal, abordando a intolerância a quem professa cultos não hegemônicos, como é o caso das religiões de matrizes africanas e indígenas, e frisando os desafios que esse debate apresenta ao Serviço Social.

Depois de discutir as controvérsias do depoimento especial e da internação compulsória, a última matéria da série “Críticas na prática” propõe a reflexão acerca da revista vexatória, formalmente nomeada como “revista íntima”. O procedimento viola diversos direitos humanos e constitucionais e é realizado nas unidades prisionais de todo o país com a justificativa de garantir que visitantes, sejam elas crianças, mulheres ou pessoas idosas, não adentrem o local portando objetos proibidos.

Na tentativa de destrinchar o último dos onze princípios do Código de Ética, o CRESS-MG conversou com o assistente social e filósofo, Claudemy Santos, que comenta o papel da categoria no combate ao conservadorismo e nas escolhas a serem feitas este ano, nas urnas. Na seção de direitos humanos, trazemos dados alarmantes sobre o uso de agrotóxicos no Brasil e a urgência em se fomentar a agroecologia e a agricultura familiar como alternativas mais saudáveis e sustentáveis de produção de alimento.

A atuação das e dos assistentes sociais na implementação na política de Assistência Estudantil também é tema desta edição, que traz como exemplo, o caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet). Já o Cofi Responde, destaca as atribuições e competências da categoria dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Leia, agora, o Boletim Conexão Geraes! Clique aqui!