Monitoramento de propostas e troca de experiências marcam Encontro Descentralizado

Publicado em 06/08/2018

Na semana passada, a delegação que irá representar o CRESS-MG no 47º Encontro Nacional CFESS-CRESS, que acontece em setembro, em Porto Alegre (RS), participou do 47º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, sediado em Vitória (ES), que teve como tema o “Projeto Ético-Político e Trabalho Profissional na contramão da militarização”.

O evento aconteceu de 27 a 29 de julho, reunindo representantes dos CRESS do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com o objetivo de monitorar as deliberações prioritárias aprovadas, ano passado, por estas regiões. A ideia é acompanhar o que foi planejado, analisar e refletir sobre a execução das ações, corrigindo distorções e criando estratégias para resolver o que ainda não foi possível fazer.

A lógica do monitoramento também guiará as atividades do Encontro Nacional, o maior espaço de debates e deliberações do Serviço Social brasileiro. Reforçando o caráter político desses espaços, a abertura do Encontro Descentralizado se deu com a exibição de um compilado de vídeos das regionais sobre o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, 25/07.

Troca de ideias

O Encontro Descentralizado é, também, um momento de interação e troca de experiências entre as e os integrantes das delegações. Para a assistente social do INSS e conselheira do CRESS-MG, Angelita Rangel, o contato com colegas de profissão permitiu refletir sobre o andamento do que foi planejado e sobre as estratégias adotadas para alcançar os objetivos em cada um dos sete eixos.

“Vamos aprimorar ainda mais nossos conhecimentos, não só no que se refere à Comissão de Comunicação, da qual participo, mas de todo o Conselho. Além, é claro, de transmitir nossas experiências, contribuindo cada vez mais para o fortalecimento de todo o Conjunto CFESS-CRESS!”, pontua.

Representante da base da Seccional Montes Claros, a assistente social que atua no sistema prisional, Michelle Góis, vê sua participação nos encontros como uma oportunidade para conhecer mais sobre a militância da categoria. Ela destaca que as discussões do eixo de Direitos Humanos lhe chamaram bastante a atenção.

“As reflexões deste eixo evidenciam a forma democrática com a qual o Conjunto se posiciona em relação às problemáticas enfrentadas pela sociedade, tais como aborto, combate à LGBTfobia, ao preconceito e à discriminação de raça, cor e etnia. Apesar do contexto de ofensiva aos direitos humanos e sociais, a categoria segue resistindo alinhada com o projeto ético e político”, avalia.

Estes encontros são, sem dúvida, uma maneira de se apropriar mais das diretrizes do Serviço Social. Para a representante da base na Sede, Lidiane Oliveira, presidenta do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Contagem, as e os assistentes sociais não podem se limitar aos espaços acadêmicos de formação, mas ampliar o horizonte em busca de uma formação continuada, possibilitando aprendizado e trocas, e ainda completa:

“Todos os debates foram importantes. A particularidade de ser ano de monitoramento ampliou meu entendimento da totalidade das ações realizadas e dos fatores que dificultam a afetividade de cada ação. A delegação do CRESS-MG foi muito competente no que se propôs a fazer no Encontro Descentralizado e estou confiante que participar do Encontro Nacional será uma rica experiência”, destaca.

Confira o Relatório Final desta atividade.

Moções aprovadas

NOTA_HOSPITAIS_RJ

MOÇÃO DE REPÚDIO_INSS_MG

MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO