Nota de apoio às trabalhadoras e trabalhadores da educação de Minas Gerais, que se encontram em greve, e de repúdio à criminalização das lutas sociais

Publicado em 26/04/2018

O Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG) vem a público expressar solidariedade à luta das trabalhadoras e trabalhadores da política de Educação em Minas Gerais. Nos últimos meses, diversos sindicatos e movimentos de categorias profissionais vêm lutando contra a precarização da educação no estado. Em destaque, as trabalhadoras e trabalhadores da Unimontes, da rede estadual de ensino, da rede de educação privada e também da rede de educação infantil municipal de Belo Horizonte.

Nesta semana, a Polícia Militar reprimiu com violência as trabalhadoras e trabalhadores da educação infantil, quando o propósito era garantir a negociação com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Fato é que LUTAR NÃO É CRIME!

Porém, a repressão e a violência policial não ocorreram exclusivamente com estas professoras e professores, mas segue como rotina em Minas Gerais, sempre que os movimentos sociais convocam atos, quando lutam pelos direitos e por uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade.

Vivemos um momento de diversos desafios para a categoria e para a sociedade. Mais do que nunca é preciso ter coragem e perseverança para enfrentar o presente e a conjuntura posta. Diante deste cenário adverso, convocamos as e os assistentes sociais a lutarem com toda a classe trabalhadora contra os rebatimentos do capital sobre as nossas vidas e por nenhum direito a menos.

A classe trabalhadora tem sido desafiada nestes tempos difíceis em que as pessoas são destituídas de suas possibilidades de trabalho, criando meios de sobrevivência diante do desmonte dos direitos conquistados, imposto pelo modelo hegemônico do capitalismo global. São várias as perdas que ameaçam a própria vida das pessoas, são tempos de crise, em que cresce o desemprego, o subemprego e a luta para sobreviver no campo e na cidade.

Para pensar novos rumos, é necessário que nós, assistentes sociais, fortaleçamos a base da categoria, os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS), as Seccionais, as comissões permanentes do Conselho, além de intensificar a participação nos movimentos sociais e, sobretudo, ter uma direção coerente com o projeto ético-político da profissão e que seja pautado na luta das trabalhadoras e trabalhadores.

No nosso próprio Código de Ética, encontramos, dentre seus princípios a defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida e a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral da classe trabalhadora.

É importante lembrar, também, que neste dia 15 de maio, o tema proposto para a Campanha do Conjunto CFESS-CRESS é "Nossa escolha é a resistência, somos classe trabalhadora". Portanto cabe a nossa categoria profissional, a solidariedade às trabalhadoras e trabalhadores da educação em todo o estado de Minas Gerais, que resistem e lutam contra a opressão e o neoconservadorismo e sonham por uma nova ordem, que só se tornará realidade se toda a classe trabalhadora estiver unida nesta construção.

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais – CRESS-MG

26 de abril de 2018