Varginha sedia a primeira das Atividades Regionalizadas promovidas pelo CRESS-MG

Publicado em 25/04/2018

Situada no Sul de Minas, Varginha foi a cidade escolhida para inaugurar o projeto CRESS-MG na Estrada – Atividades Regionalizadas, idealizado pelas atuais gestões da Sede e das Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. O evento aconteceu no dia 20 de abril e reuniu cerca de 150 assistentes sociais de diferentes municípios da região.

Além de uma mesa de abertura que foi transmitida online, sobre a resistência das e dos assistentes sociais diante da atual conjuntura e enquanto classe trabalhadora, a programação incluiu quatro oficinas simultâneas, que abordaram as "Implicações éticas no exercício profissional", "Instrumentos e técnicas", "Serviço Social e Direitos Humanos" e "Trabalho social com famílias".

Assista a mesa de abertura "Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!"

Essa primeira atividade, em formato de seminário, teve, ainda, a presença da presidenta do Conselho, Julia Restori, que em função da expressiva participação da categoria e da qualidade dos debates propostos, acredita que o projeto está no caminho certo: “ Um CRESS mais próximo, presente e alinhado às lutas das e dos assistentes sociais com certeza nos fortalecerá e trará unidade para o conjunto da categoria. Resistência é a palavra-chave e, para colocá-la em prática, precisamos nos entender como classe trabalhadora e lutar contra todos os processos que estão sendo colocados nessa conjuntura”, avalia.

Reflexão e troca de experiência

Dinâmica realizada durante oficina sobre direitos humanos.

A assistente social e ex-coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais de Passos (NAS Passos), Fabiana Marques, soube do evento através de um convite enviado ao e-mail das e dos profissionais, e logo se prontificou a participar. Para ela, o seminário foi “maravilhoso”, um momento em que pôde conhecer integrantes da gestão e trabalhadoras e trabalhadores do CRESS-MG, além de refletir sobre a atuação profissional no cenário de desmantelamento das políticas públicas.

“Na mesa de abertura, o diretor da Seccional Montes Claros e professor da Unimontes, Wesley Felício, fez um resgate histórico para explicar do que a elite brasileira foi e ainda é capaz de fazer para manter o poder sobre as trabalhadoras e trabalhadores. Ficou claro que a nossa saída é nos entendermos como classe trabalhadora, unindo, resistindo e lutando pelos nossos direitos, em especial, nesse momento, pela democracia”, observa.

Além disso, Fabiana, que optou por participar da oficina sobre “Trabalho social com famílias”, percebeu que a situação vivenciada em seu município é muito similar à de colegas de profissão que atuam em outras regiões. “A troca de experiências foi importante e prazerosa. Voltei para casa com muita energia boa e disposta a continuar na luta diária pelos direitos de toda a população”, destaca.

Presidenta do CRESS-MG, Julia Restori, e assistente social da Unifal, Raquel Figueiredo.

De acordo com a assistente social da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Raquel Figueiredo, o seminário, de fato, renovou os ânimos das e dos profissionais da região que contam com escassas oportunidades de formação permanente. Além disso, o evento possibilitou a reflexão sobre a urgência da unidade da categoria para o enfrentamento dos desafios postos ao Serviço Social no contexto de crise política, econômica e social em que o país se encontra.

“Esperamos que o CRESS-MG possa ter sempre esse olhar para as e os assistentes sociais do interior, levando em conta que o deslocamento até Belo Horizonte nem sempre é possível”, avalia a profissional. As atividades são gratuitas e as expectativas é que ocorram em todas as regiões de Minas Gerais.

Próximas cidades

O CRESS-MG na Estrada – Atividades Regionalizadas é uma resposta aos desafios da extensão territorial e do expressivo número de municípios em Minas Gerais, buscando conceder mais capilaridade às atividades formativas e com o intuito de alcançar um maior número de profissionais que atuem em regiões para além daquelas onde se situam a Sede, em Belo Horizonte, e as Seccionais, em Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

A proposta inicial é de que sejam realizadas sete Atividades Regionalizadas com o tema do Dia da e do Assistente Social do Conjunto CFESS-CRESS, “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”.

As atividades são gratuitas e configuram-se como espaços de reflexão e debate em torno de assuntos demandados pela própria categoria e importantes para a atuação profissional, além de serem uma ferramenta de mobilização e fortalecimento da categoria em cada região. Veja abaixo, onde serão os próximos encontros:

Coronel Fabriciano – 4 de maio – Inscrições aqui!

Grão Mogol – 10 de maio

Buenópolis – 25 de maio