CFESS realiza o Encontro Nacional das Seccionais do Conjunto

Publicado em 20/04/2018

Imagem da mesa coordenadora do evento, com o assessor jurídico do CFESS, Vitor Alencar, e as conselheiras Elaine Pelaez e Josiane Soares

O Conjunto CFESS-CRESS reuniu as Seccionais dos CRESS de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Amazonas, por meio da Seccional de Roraima, para a primeira edição do Encontro Nacional das Seccionais do Conjunto. O evento ocorreu na capital paulista nos dias 13 e 14 de abril.

Sendo uma das deliberações do último Encontro Nacional CFESS-CRESS, o encontro teve o objetivo de debater as funções político-administrativas e financeiras das Seccionais, com vistas à construção de estratégias de ação e organização da sua estrutura e atribuições.

A conselheira do CFESS Mauricleia Soares avalia que o encontro possibilitou debater e alinhar expectativas existentes no Conjunto, sobre aperfeiçoamentos necessários na relação política entre Conselhos Regionais e suas respectivas seccionais. “Também foi importante a presença de alguns CRESS que não possuem nenhuma Seccional e estão debatendo essa possibilidade atualmente”, completa a conselheira.

No primeiro dia, a programação contou com uma mesa de abertura – composta pelo CFESS e pelo CRESS-SP –  seguida pela exposição do assessor jurídico do CFESS, Vitor Alencar, que abordou a estrutura e regulação de Seccionais no Conjunto CRESS-CFESS. Quem representou o Conselho Federal na mesa foi a presidente, Josiane Soares, que apresentou dados obtidos junto aos CRESS e Seccionais sobre o funcionamento destes, abrindo-se, em seguida para intervenções dos/as participantes.

Imagem do público do evento

No segundo dia, realizaram-se grupos de trabalho, para debater e apresentar possíveis sugestões para o aprimoramento tanto da regulação quanto do funcionamento das seccionais, que foram debatidas na última etapa do encontro.

A presidente do CRESS-SP, Kelly Melatti, afirma que o encontro foi extremamente importante por ser “uma oportunidade histórica de discutirmos sobre a nossa organização, sobre a forma como a gente trabalha e a maneira como nos organizamos administrativamente, financeiramente e politicamente”.

Ao final do evento foram pactuados os encaminhamentos para a construção da plenária deliberativa sobre o tema das seccionais no Conjunto CFESS-CRESS, que será realizada durante o 47º Encontro Nacional, em setembro em Porto Alegre (RS).

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h