Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!

Publicado em 12/03/2018

Peça de divulgação traz imagens de mulheres negras diversas chamando para a luta, se manifestando e olhando diretamente para a foto. Há também um homem em um protesto. A cor é bem amarela, com traços vermelhos. Os dizeres espalhados pela peça são: Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. 15 de maio, dia do/a Assistente Social. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade.Os créditos das imagens são Design: Rafael Werkema e Fotografias de Santiago Nunez (Fotolia), ARJ Images (Fotolia) e Tomaz Silva (agência Brasil/Fotospublicas)

Em tempos de ataque aos direitos da população, nossa escolha é a resistência! Em tempos de avanços da onda conservadora e reacionária, nossa escolha é a resistência! Em tempos de desmontes subsequentes das políticas sociais, nossa escolha é a resistência! Porque somos assistentes sociais, somos classe trabalhadora!

É com esse mote, “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!”, que o Conjunto CFESS-CRESS convida a categoria de assistentes sociais a celebrar o próximo 15 de maio, Dia do/a Assistente Social.

Um eixo central foi definido no 46º Encontro Nacional, em Brasília (DF), em 2017, e a partir disso é que se chegou na peça gráfica apresentada, que procura reforçar o alerta não só à categoria de assistentes sociais, mas a toda classe trabalhadora, de continuar resistindo e lutando contra este cenário de insistentes contrarreformas impostas pelo estado burguês que, para manter a elite no poder, se propõe a reduzir ao mínimo as políticas públicas e os direitos sociais.

“Se no ano de 2017 reafirmamos que na luta de classes não há empate, agora temos que manter nossa resistência nessa luta, pois reivindicações históricas da população brasileira e de toda classe trabalhadora continuam sendo atacadas e desmontadas: nossas políticas sociais, nossas condições de trabalho, nossos empregos, etc. E sabemos que mobilização popular é a principal estratégia de enfrentamento desta conjuntura”, afirma a vice-presidente do CFESS, Daniela Neves.

A peça central de divulgação traz também o texto de apoio “Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, que reafirma o posicionamento crítico da categoria e de que lado ela tem estado nos últimos 35 anos, além de ressaltar a luta pelos direitos do trabalho de assistentes sociais e os impactos na qualidade dos serviços prestados à população.

“Nosso material de divulgação do Dia do/a Assistente Social busca não só valorizar o trabalho profissional, mas também dialogar e sensibilizar a categoria e toda a classe trabalhadora de que é preciso se reerguer e se aglutinar, para enfrentar este cenário de profundos ataques às nossas vidas. Que tal tarefa não é só dos movimentos sociais, dos sindicatos, das categorias, mas de toda a população. Que se há alguma chance de reverter este quadro, é com organização pela base e reorganização da classe”, explica a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Lylia Rojas.

A peça gráfica traz uma concepção visual voltada para a luta e resistência. Nela, há retratos de pessoas que remetem à realidade da classe trabalhadora, em espaços variados. E seguindo a Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, a mescla de fotografias valoriza a questão racial e de gênero, dando indícios também do que estar por vir, com a campanha que o Conjunto lançará ainda este ano: assistentes sociais no combate ao racismo.

“Este material é uma construção coletiva do Conjunto CFESS-CRESS e da categoria, onde há participação de muitos sujeitos na sua concepção. É importante que ela seja divulgada e replicada; que a categoria a utilize em seus espaços de trabalho”, afirma Lylia.

A peça gráfica central do Dia do/a Assistente Social 2018 dialoga diretamente com o Código de Ética do/a Assistente Social, principalmente com os princípios fundamentais que afirmam a escolha por um “projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero”; a “articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem com a luta geral dos/as trabalhadores/as”; e com o “compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”.

Divulgação impressa e audiovisual

Conforme os debates no Eixo de Comunicação do 46º Encontro Nacional, o CFESS produziu: cartaz central, marcadores de páginas, adesivos, banners, outdoor, além de matéria especial no informativo “Serviço Social é Notícia nº 4”. Os materiais serão distribuídos aos CRESS até início de abril, para redistribuição para a categoria.

Além disso, o CFESS produzirá três materiais audiovisuais para divulgação do Dia do/a Assistente Social: um VT (vídeo de 15 segundos), para veiculação pelos CRESS, outro vídeo, de 30 segundos, para as redes sociais (inclusive WhatsApp), e spot de rádio (30 segundos).

Confira as peças já disponíveis e compartilhe!

Fonte: CFESS