Seccional Juiz de Fora divulga ações realizadas em setembro e outubro

Publicado em 17/11/2017

A atual gestão da Seccional Juiz de Fora, "Unidade e ação: fortalecer a luta, construindo a história" (2017-2020), apresenta às e aos assistentes sociais da sua área de abrangência, as principais atividades realizadas nos meses de setembro e outubro.

Já no início de setembro, do dia 7 ao 10, a Seccional participou do 46º Encontro Nacional, realizado em Brasília (DF), formando parte da Delegação do CRESS-MG por meio de uma delegada da diretoria e uma assistente social de base.

Delegação do CRESS-MG no 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em setembro, em Brasília (DF)

A Seccional também esteve presente em duas reuniões do Fórum de Estágio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através de representantes da diretoria e da Comissão de Trabalho e Formação Profissional. As atividades políticas e de interiorização das ações do Conjunto CFESS-CRESS estão cada vez mais articuladas aos Núcleos de Assistentes Sociais (NAS). Em setembro, a Seccional se reuniu com o NAS de Cataguases e Região (NAS Interagir) e, no mês seguinte, com o NAS de Ubá e Região (Nasur).

Sobre a discussão relacionada ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), continuam sendo realizadas reuniões e debates em articulação com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e que têm como objetivo defender o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

No dia 1º de setembro, a Comissão de Políticas Públicas da Seccional de Juiz de Fora promoveu mais uma reunião aberta à categoria

Em setembro, a categoria foi convocada para a Reunião Ampliada da Seccional, na qual foram apresentadas a prestação de contas, as deliberações do Encontro Nacional e o debate sobre a Anuidade 2018. O encontro precedeu as discussões e deliberações da Assembleia Geral, que ocorreu no dia 20 de outubro, em BH, e que contou com a participação de duas diretoras da Seccional Juiz de Fora. A participação também foi aberta às e aos assistentes sociais e, na ocasião, foi votado o percentual de reajuste da anuidade para o ano que vem.

No dia 25 do mesmo mês, aconteceu um ato de Desagravo Público, em Juiz de Fora, com a presença de representantes da Sede e que teve o intuito de defender as prerrogativas profissionais e a qualidade dos serviços prestados à população.

Fiscalização

Em setembro, aconteceram visitas de orientação e fiscalização em Barroso, Barbacena, Carandaí, Ressaquinha e Santos Dumont. Já em outubro, as cidades que receberam a visita das agentes fiscais da Seccional foram Além Paraíba, Fervedouro, Divino, Espera Feliz, Manhumirim, Miradouro e Pirapetinga.

Comissões

Durante esses dois meses, aconteceram as seguintes reuniões das comissões, algumas, abertas à categoria:

·         2 reuniões – Comissão de Comunicação

·         2 reuniões – Comissão de Trabalho de Formação

·         3 reuniões – Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi)

·         2 reuniões – Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago)

·         4 reuniões – Comissão de Políticas Públicas, Defesa de Direitos e Controle Social

Dialogando

Além de reuniões periódicas da diretoria, ocorridas entre setembro e outubro, a Seccional participou das reuniões de Conselho Pleno, que acontecem uma vez por mês, na Sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte, reunindo representantes da Sede e Seccionais, além das assessorias do Conselho, com o objetivo de deliberar sobre ações políticas e administrativas da entidade.

No encontro de setembro, ocorrido no dia 23, junto ao Conselho Pleno, aconteceu uma importante reunião para pensar o Planejamento Estratégico do CRESS-MG para a gestão 2017/2020.

Com relação aos processos administrativos, em setembro, a diretoria promoveu uma reunião para alinhar o trabalho e fortalecer o diálogo com as trabalhadoras e trabalhadores da Seccional.

Participe de nossas comissões

A gestão da Seccional Juiz de Fora, "Unidade e ação: Fortalecer a luta, construindo a história", convida as e os assistentes sociais de sua área de abrangência para participarem das reuniões de suas comissões políticas e temáticas.

Contemplando diversas áreas de atuações, as comissões são um espaço em que a e o profissional pode socializar experiências, se atualizar sobre as discussões em torno do Serviço Social no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS e elaborar reflexões e proposições para qualificar a atuação profissional em consonância com as dimensões ético-política e técnico-operativa da profissão.

Acompanhe o site do CRESS-MG para ficar por dentro das datas das próximas reuniões!