UNA promove Seminário de Política Social e Formação Profissional

Publicado em 17/10/2017

O Curso de graduação em Serviço Social do Centro Universitário Una realiza, de 24 a 26 de outubro, em BH, o Seminário de Política Social e Formação Profissional, que irá tratar das práticas profissionais ancoradas na promoção dos direitos sociais e da cidadania ampliada, compreendida como uma agenda integrada e multidisciplinar cujo objetivo primordial é fomentar mudanças em três níveis: ampliação e acesso aos direitos socioassistenciais, gestão local de políticas públicas e proteção e desenvolvimento sociais para todas e todos.

As reflexões e proposições desenvolvidas ao longo do seminário têm o intuito de provocar a construção de estratégias no campo profissional de forma a instrumentalizar práticas sociais (no âmbito da gestão e execução) tendo em vista a promoção e prevenção dialogando com as áreas da Assistência Social, Saúde, Habitação, Educação, Sócio-jurídica, Terceiro Setor e conselhos de políticas públicas. Assim, partimos da defesa, ancorada no conjunto do sistema de proteção social brasileiro que todos os setores da sociedade devem compartilhar responsabilidades no esforço de proteger e cuidar da vida humana, promovendo qualidade de vida para todos.

Inscrições promovidas pela UNA. Para garantir sua vaga, clique aqui!

PROGRAMAÇÃO

24/10 –  Articulação entre ensino, pesquisa, serviços e comunidade em ações de promoção e prevenção de riscos e vulnerabilidades: desafios e possibilidades.

Mesa de acolhimento.

Mesa 1 – A rede socioassistencial e possibilidades de enfrentamento às vulnerabilidades: prevenção de riscos e promoção social.

Fabiana Meijon Fadul (Una).

Mesa 2 – Práticas educativas e reflexivas, diálogos da/o assistente social na comissão de DST/Aids e Hepatites Virais:

Heliana Moura (CTA/SMSA/PBH).

25/10 – Oficina da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

ABEPSS 70 anos – a defesa do patrimônio acadêmico-político e socioprofissional do Serviço Social brasileiro.

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais

Cristiano Costa de Carvalho (UNA)

Diego Tabosa (ABEPSS/UNIMONTES)

Diretório Acadêmico Florestan Fernandes (DASSUNA)

Júlia Gonçalves (ABEPSS/UNA)

Rosane Pilar Diegues Silva (UNA)

26/10 – Minicursos

Minicurso 01 – Contribuições da vigilância socioassistencial em processos de planejamento, monitoramento e avaliação em uma perspectiva de prevenção à riscos e vulnerabilidades.

Maria de Fátima Queiroz Ribeiro (UNA)

Minicurso 02 – Juventudes: trabalho e escolarização como forma de construção de uma cultura de direitos e cidadania.

Leonardo David Rosa Reis (UEMG/PBH)

Minicurso 03 – Redução de danos: cuidados aos sujeitos que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Danielle Vassalo Cruz (SMSA/PBH).

Minicurso 04 – Prevenção da tentativa de suicídio e promoção da saúde mental entre crianças e adolescentes.

Michelle Alexandra Gomes Alves (Aeronáutica/UNA)

Minicurso 05 – Concepções e mediações do trabalho com famílias e Desenvolvimento Comunitário.

(Aguarda confirmação).

Organização:

Centro Universitário UNA

Curso de Serviço Social

Apoio:

Diretório Acadêmico Serviço Social Florestan Fernandes (DASUNA)