CFESS lança publicação Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão

Publicado em 15/09/2017

Já está disponível para download a brochura Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão. Sexto volume da série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais, o documento tem a intenção de sistematizar, de forma introdutória, as informações e debates realizados ao longo dos últimos anos sobre o Serviço Social e as residências em saúde, espaços de formação e de exercício profissional da/o assistente social.

O documento foi lançado durante o 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em setembro, em Brasília (DF), e tem o intuito de fortalecer o trabalho e a formação das/os assistentes sociais – preceptores/as, tutores/as e residentes – na/em saúde, já que apresenta um debate sobre o Projeto ético-político do Serviço Social e a Reforma Sanitária brasileira, resgata o histórico das Normatizações da Residência Multiprofissional em Saúde e problematiza as questões que envolvem a supervisão de estágio e os programas de residência.

“Não pretendemos oferecer, neste documento, respostas tecnicistas e automatizadas para demandas de assistentes sociais no campo da residência em saúde. Queremos sim é trazer as reflexões acerca de princípios e valores que guiam nossa intervenção profissional”, diz trecho da apresentação, que também destaca: “em meio uma conjuntura de ataques e desmontes das políticas sociais, em especial a saúde pública, mercantilizada e privatizada cada vez mais, esta publicação significa a organização, a resistência e a luta de uma categoria em defesa da saúde pública, universal, estatal e de qualidade para toda a população”.

Importante destacar também que a brochura é resultado do trabalho desenvolvido pelas Comissões de Seguridade Social e da Formação Profissional do CFESS, com a participação das representações do Conselho Federal nas Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, gestões da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), preceptoras, tutoras e residentes que participaram de reuniões de articulação e realização do Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social (em setembro de 2016) e muitos outros sujeitos.

Baixe a publicação Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão