Palestra sobre intervenção profissional junto a mães usuárias de drogas lota auditório em BH

Publicado em 05/09/2017

Vindas da capital e de outras cidades do estado, cerca de 300 pessoas lotaram o Auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte, para a palestra intitulada "O cuidado e o agir profissional: reflexões sobre a intervenção da/o assistente social junto às mães usuárias de drogas e/ou com trajetória de rua", com a assistente social e doutora em Serviço Social, Rita Cavalcante.

Na abertura, a presidenta do CRESS-MG, Julia Restori, e a conselheira Maria da Ajuda Santos, pontuaram que este é o primeiro grande evento da atual gestão, empossada em maio, e que é um momento importante de formação profissional e de diálogo entre o Conselho e a categoria. Julia destacou, ainda, que as e os atuais conselheiros são, em sua maioria, do interior, o que potencializa o interesse em se descentralizar a gestão e expandir as ações do Conjunto CFESS-CRESS para além da capital.

Em sua apresentação, Rita fez um apanhado histórico sobre o uso das drogas e pontuou que, atualmente, a exigência de respostas imediatas pela sociedade contribui para o consumo cada vez mais alto de drogas lícitas e ilícitas. Estudiosa do tema, ela ilustrou sua fala com diferentes experiências que viveu no Rio de Janeiro e em Portugal. A palestrante fez, ainda, um recorte social e de gênero, lembrando que a mulher é muito mais recriminada e culpabilizada que o homem no que diz respeito ao uso de álcool e outras drogas.

Rita acredita que a intervenção da e do assistente social junto às mães usuárias de drogas e/ou com trajetória de rua, deve ser baseada no cuidado e na escuta. Ela afirma, ainda, que, para entender melhor essa realidade, é fundamental conhecer a vida dessas mulheres e ouvi-las, além de fazer uma leitura de toda seu histórico e contexto social. Após a palestra, realizada por videoconferência, o debate foi aberto e Rita pôde dialogar com as pessoas participantes.

Presente no evento, a assistente social da Saúde, Andrêza Alves, comentou o quão importante é que o CRESS-MG se disponha a ouvir. "Importante movimento do Conselho ao se dispor a ouvir e colaborar com a reflexão sobre o agir e o cuidar profissional. Bacana ouvir colegas conscientes de nosso objeto de trabalho com coragem pra se posicionar frente aos discursos frágeis dos moralistas que rondam. Este foi um espaço de confirmação do posicionamento ético-político que defende um projeto societário mais humano e que não pretende esconder a contradição, mas, sim, pretende apreender, no desconforto, outros caminhos", avalia.

Veja mais fotos do evento em nossa página no Facebook!

Próximas atividades

O debate sobre a atuação em casos de mães usuárias de drogas e/ou com trajetória de rua é pauta presente em duas comissões do CRESS-MG. Em ambos os casos, as reuniões acontecem na Sede do Conselho, em BH, e são abertas à categoria. Tome nota dos próximos encontros:

  • Reunião da Comissão de Saúde e Serviço Social – 5 de setembro (terça-feira), às 19h
  • Reunião da Comissão de Direitos Humanos – 14 de setembro (quinta-feira), às 19h

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h