Conjunto CFESS-CRESS e categoria debatem agenda política das entidades

Publicado em 26/07/2017


O Descentralizado da região Nordeste ocorreu entre os dias 13 e 16 de julho (foto: Gabriela Olivar/CRESS-RN)

Espaço democrático e coletivo para fortalecimento da profissão. É dessa forma que o Conjunto CFESS-CRESS, ao longo das últimas quase quatro décadas, vem se constituindo como entidades representativas do Serviço Social brasileiro e de assistentes sociais.

Nesta perspectiva, estão sendo realizados, nos meses de julho e agosto, os Encontros Descentralizados do Conjunto CFESS-CRESS, espaços de debate e de construção da agenda política e das ações dos Conselhos.

São cinco Encontros Descentralizados no total, um para cada região do país, nos quais os CRESS de cada região dialogam com assistentes sociais de sua base e com o CFESS, sugerindo propostas nos eixos de ação já consolidados no Conjunto, para que sejam levadas para o Encontro Nacional CFESS-CRESS, maior espaço deliberativo da categoria. São propostas para os eixos da Ética e Direitos Humanos, Orientação e Fiscalização profissional, Formação, Comunicação, Gestão Administrativo-Financeira e Relações Internacionais.

A importância desses encontros tem crescido e tornado uma tendência que as assembleias convocadas pelos CRESS para eleição de delegados/as de direção e de base para o Encontro Nacional aconteçam antecedendo os Encontros Descentralizados. Essa prática, embora não seja obrigatória, ao se generalizar, tem permitido que as delegações dos estados já possam participar também desse momento preparatório no nível regional.

Em geral, há um rodízio entre os estados de cada região para organização dos Descentralizados, bem como para o Encontro Nacional. A única exceção é para o primeiro Encontro Nacional do triênio das gestões empossadas, que acontece sempre em Brasília (DF). Este ano, o 46º Encontro Nacional acontecerá na capital do país entre os dias 7 a 10 de setembro.

Já a agenda dos Descentralizados ficou assim:

  • Região Nordeste – Natal (RN), de 13 a 16 de julho);
  • Região Centro-Oeste – Campo Grande (MS), de 27 a 30 de julho;
  • Região Sul – Florianópolis (SC), de 3 a 6 de agosto;
  • Região Sudeste – Rio de Janeiro (RJ), de 3 a 6 de agosto;
  • Região Norte – Palmas (TO), de 10 a 13 de agosto.

O Conjunto CFESS-CRESS continuará utilizando a metodologia adotada nos últimos três anos, onde os Encontros são organizados no sentido de planejamento/proposição (2017), monitoramento (2018) e avaliação (2019) das deliberações e das ações do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social.

“A defesa do Projeto Ético-político profissional só se faz com gestões democráticas e transparentes. Nossa organização política e administrativa tem como elementos centrais a participação coletiva e o diálogo. Nesse sentido, as assembleias, os Encontros Descentralizados e o Encontro Nacional CFESS-CRESS são fundamentais para nossa aproximação com a categoria, para a construção de propostas e ações que caminham no sentido do fortalecimento da profissão”, destaca a presidente do CFESS, Josiane Soares, que, juntamente com as outras conselheiras da gestão, participa, dos Descentralizados e do Encontro Nacional.

Acompanhe com o CRESS de sua região a cobertura dos Encontros Descentralizados

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h