Entidades internacionais de Serviço Social alertam para a precarização do ensino superior público na América Latina

Publicado em 10/03/2017

Imagem mostra arte do evento: ilustrações de prédios, fábricas, pessoas e árvores ao redor do mundo
Arte do evento que debaterá, entre outros assuntos, os ataques à universidade pública na América Latina e Caribe (Arte: divulgação)

No início de março, as entidades internacionais de Serviço Social divulgaram nota denunciando os ataques ao ensino superior público na América Latina, em especial na Argentina, Brasil e Porto Rico.

O documento, assinado pela Federação Internacional de Assistentes Sociais – América Latina e Caribe (Fits-ALC), pelo Comitê Latino-Americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (Colacats) e pela Associação Latino-americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Alaeits), ressalta a intensificação do sucateamento da universidade pública em decorrência de políticas neoliberais de governos na região.

A nota reserva também um parágrafo para a situação no Brasil, alertando sobre a precarização da educação superior em um momento de “profundo retrocesso político e institucional, de saque do patrimônio público de universidades para atender os interesses privados”, bem como o desfinanciamento dos programas de pós-graduação, que afetam e pesquisa e a extensão, incidindo diretamente em áreas como o Serviço Social.

Leia a nota da Fits, Colacats e Alaiets

“Este documento conjunto, do qual o CFESS é também signatário, mostra que a ofensiva neoliberal ao ensino superior é um fenômeno em toda a América Latina, não só aqui no Brasil. Por sinal, nosso cenário é temeroso, de corte de recursos no orçamento para custeio das universidades e para a pesquisa, de veto a novos investimentos na área, do congelamento dos investimentos públicos por 20 anos, que impacta fortemente a educação”, ressalta a conselheira e coordenadora da Comissão de Relações Internacionais do CFESS, Esther Lemos.

Ela ainda lembra das recentes ameaças de fechamento da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que não terá condições de sobreviver se não houver investimentos mínimos para sua manutenção. Segundo carta da própria reitoria da Universidade, divulgada no ano passado, falta tudo: pagamento do corpo docente e do corpo administrativo, pagamento da verba prevista em 2016 para programas de pesquisa, pagamento das bolsas para estudantes de baixa renda, entre outros problemas.  “A estratégia é sucatear a universidade pública para depois entrega-la ao capital financeiro”, conclui Esther.

Em janeiro deste ano, o CFESS lançou nota de apoio à Uerj, afirmando que a situação atual da universidade “coloca na berlinda um legado humano e estrutural muito importante para a  população brasileira, para a pesquisa e para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no estado do Rio de Janeiro. Reconhecendo a gravidade deste contexto, anunciada em carta aberta  pela própria reitoria da universidade,  denunciada desde o ano passado por docentes e estudantes, é que o CFESS apoia e se solidariza com todas as expressões de resistência  da comunidade universitária”, diz trecho do documento.

Tema deverá ser abordado em Congresso Iberoamericano

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2017 ocorrerá, em Mérida (Espanha), o 1º Congresso Iberoamericano de Serviço Social. Uma das mesas prevê o debate sobre a formação em Serviço Social no âmbito internacional, levantando as questões que impactam no ensino superior.

Para a conselheira Esther, este evento, organizado a partir do Conselho Geral de Serviço Social da Espanha,  será uma grande oportunidade para o intercâmbio profissional e fortalecimento da cooperação internacional entre assistentes sociais de língua portuguesa e espanhola. “Sua proposta nasceu no processo de construção da Rede Iberoamericana de Serviço Social, cuja articulação efetivou-se no Congresso Mundial de Serviço Social realizado em 2014, em Melbourne (Austrália), momento do qual, juntamente com demais profissionais latino-americanos, o CFESS participou representando a categoria”, relata a conselheira.

Veja a Ata de Fundação da Rede Iberoamericana de Serviço Social

É importante relembrar que a agenda política da categoria, definida no 43º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS em 2014, tem como deliberação “defender a ampliação das relações internacionais do Serviço Social brasileiro com países de língua portuguesa e sua consolidação com os países de língua espanhola”. Atualmente esta deliberação faz parte do documento Bandeiras de Luta, no item Em Defesa da Profissão.

“É ciente da necessidade de construção de estratégias comuns no enfrentamento das desigualdades sociais, inerentes à ordem capitalista, que convido à participação”, finaliza a coordenadora da Comissão de RI.

A data para pagamento antecipado das inscrições foi prorrogado para o dia 20 de março.

Visite o site oficial do evento e participe!

Imagem mostra ilustração de rosto feminino em várias cores e uma cidade arborizada, repleta de famílias
Cartaz do Dia Mundial de Serviço Social de 2017 (arte: Martha Rothblum/Fits)

Dia Mundial de Serviço Social

Conforme definido pela Fits, toda terceira terça-feira de março é a data para se celebrar o Dia Mundial de Serviço Social. Em 2017, a comemoração se dará no dia 21 de março.

A Fits já lançou o cartaz, disponível em vários idiomas, inclusive português. O tema destacado é “promover a sustentabilidade da comunidade e do ambiente”.

Em breve, o CFESS divulgará mais informações sobre a data e as comemorações pelo mundo.

Visite também o site da Fits!

Fonte: CFESS