Nota pública evidencia difícil conjuntura das Residências Multiprofissionais e em Saúde

Publicado em 01/03/2017

O FÓRUM NACIONAL DE RESIDENTES EM SAÚDE – FNRS, espaço de organização e articulação política dos residentes em saúde do Brasil, vem, por meio desta, evidenciar a difícil conjuntura das Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde. A não realização das plenárias da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS nos últimos meses demonstra a falta de compromisso com essas modalidades de ensino e formação de novos trabalhadores para o SUS.

Vivenciamos uma realidade que apresenta inúmeros desafios aos atores envolvidos com as residências. Em reunião nacional do dia 27/03/2017, diversos relatos dos coletivos de residentes que compõem o FNRS evidenciaram a urgência da CNRMS em retomar a busca de respostas quanto à desorganização e ao desmantelamento de espaços para diálogos acerca de temas que envolvem as residências.

A última plenária da CNRMS ocorreu no mês de outubro do ano de 2016 e, desde então, o que se tem é um sentimento de insegurança, representado por meio da ausência de informações e da falta de consulta na tomada de decisões que envolvem as residências. Da mesma forma, o silêncio por parte do MEC e do Ministério em relação às plenárias da CNRMS também nos preocupa.

Em nosso entendimento enquanto movimento, isso se caracteriza como um descaso e retrocesso, visto que, no momento, não há prioridade para negociações e deliberações de extrema importância para as residências.

Considerando o acima exposto, solicitamos uma rápida e transparente resposta dos MS e MEC a respeito da CNRMS, juridicamente garantida pela legislação que envolve as residências. Além disso, uma convocação extraordinária de plenária da CNRMS, bem como reconhecimento e garantia da presença dos representantes de residentes eleitos no último Encontro Nacional de Residências em Saúde- ENRS, realizado em Curitiba no ano de 2016.

Educação e Saúde não são mercadorias.