Monte Carmelo recebe debate sobre Sigilo Profissional

Publicado em 01/11/2016

No dia 26 de outubro, a cidade de Monte Carmelo recebeu a roda de conversa sobre Ética e Sigilo Profissional promovida pela Comissão de Seguridade Social da Seccional Uberlândia. A atividade reuniu assistentes sociais da região para uma conversa com Ana Lúcia Kamimura e Marcelo Soares, coordenadora e agente fiscal da Seccional, que abordaram o tema e tiraram dúvidas das e dos presentes.

Com experiência de mais de uma década na prefeitura da cidade, a assistente social Débora Quaiatto, que atua no Cras, comenta que a atividade contribuiu para que ela se atualizasse sobre o tema e renovasse os ânimos para seguir na luta. “O evento contribuiu para atualização dos meus conhecimentos enquanto profissional e foi como um combustível para minha atuação. Além disso, foi proposta uma importante reflexão sobre a conjuntura política e econômica do país e o seu impacto na nossa profissão e em nós mesmas/os enquanto cidadãs e cidadãos”, completa. 

Foi por entender que o Serviço Social é uma profissão que precisa ser amplamente e continuadamente discutida que Cicera Leal decidiu comparecer à roda de conversa. Assistente social do presídio de Monte Carmelo, ela afirma que o debate a fez lembrar a relevância do sigilo profissional no contexto da atuação profissional, assim como a importância de prezar pela ética e coerência na conduta profissional. “Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a questão da lacração de materiais que até então era desconhecida por mim e pelo que eu pude perceber, pelas demais colegas. O evento foi fundamental para nós que já atuamos e para quem ainda está na graduação. Espero que outros, assim, possam ser realizados!”, pontua.

NAS Monte Carmelo

No mesmo dia, em Monte Carmelo, foi realizada uma reunião para a criação de um Núcleo de Assistentes Sociais na região. Os NAS são espaços de articulação e organização das e dos assistentes sociais de base e cumpre o papel de interiorização, descentralização e democratização da gestão técnico-política do CRESS-MG. Com a articulação desse espaço, torna-se mais fácil a realização de mais momentos de debates entre as/os assistentes sociais da região.

Entenda mais sobre o assunto, na cartilha lançada recentemente pelo CRESS-MG abordando os subsídios para organização de um NAS.

Para mais informações sobre o NAS Monte Carmelo, envie uma mensagem para a Comissão de Apoio a Grupos Organizados comago@cress-mg.org.br.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h