CFESS convida assistentes sociais para manifestações nos dias 22 e 29 de setembro

Publicado em 21/09/2016


Concentração do ato público realizado durante o 15º CBAS, em Olinda (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

Um dos maiores desafios cotidianos para quem está na luta em defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, contra todos os retrocessos explícitos na conjuntura atual, é a unidade da ação concreta das ruas. É o que diz a conselheira do CFESS Erlenia Sobral.

“É dessa maneira que manifestamos toda nossa indignação e evidenciamos que nossa resistência se recompõe, sempre que o  conservadorismo reacionário e o ataque aos trabalhadores e trabalhadoras se mostram”, completa Erlenia.

Nesse sentido, o CFESS reforça a convocação das centrais sindicais e conclama os/as assistentes sociais de todo o Brasil a se somarem às manifestações nos dias 22 e 29 de setembro, rumo à construção da greve geral, com protestos, atos públicos e paralisações. “Os retrocessos que já se materializavam no governo Dilma e se intensificam no governo ilegítimo de Temer, as ameaças dos projetos de lei que avançam contra nossos direitos sociais e políticos não podem nos calar! O cinismo do capital que reivindica mudanças na proteção do trabalho, a ponto de sugerir a legalidade da jornada de 12 horas, deve ser denunciado e contido com a unidade de toda a classe trabalhadora”, analisa a conselheira do CFESS.

Ela acrescenta que não há resistência possível e efetiva que se prenda ao corporativismo e que não enxergue que os ataques não se dirigem a uma categoria, mas contra todos/as que vivem da venda da força de trabalho neste país. “Nossa categoria, além de oprimida por condições cada vez mais aviltantes de trabalho, convive e atua diariamente com a população vítima da desigualdade social. Temos assim vínculo orgânico com a necessária construção das lutas sociais”, finaliza Erlenia Sobral.

Nessa conjuntura, o CFESS também reafirma a defesa da seguridade social enquanto política pública estatal e universal. O Sistema Único de Assistência Social (Suas), bem como o Sistema Único de Saúde (Sus) e a Previdência Social constituem importantes bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS, consoante com sua defesa de universalização da seguridade social e instituição da Política de Assistência Social como Política Pública, que assegure benefícios e serviços de maneira digna, justa, igualitária, com qualidade, participação e controle da sociedade civil e responsabilidade do Estado.

Para saber onde ocorrerão os atos e manifestações em sua região, procure as centrais sindicais e regionais dos sindicatos em seu estado. As mobilizações dos dias 22 e 29 integrarão um ato unificado, construído por várias centrais sindicais. 

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h