Exposição resgata memória da luta de assistentes sociais contra a ditadura

Publicado em 13/09/2016

Imagem do presidente do CFESS, Maurilio Matos, da conselheira Tânia Diniz e da assistente social Beatriz Abramides, no lançamento da exposição sobre a ditadura
Presidente do CFESS, Maurílio Matos, inaugura a exposição junto à conselheira Tânia Diniz (centro) e à professora Beatriz Abramides (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

Para recuperar a memória dos trágicos e violentos acontecimentos da ditadura civil-militar (1964-1985), que teve o apoio do grande capital no Brasil, e relembrar a resistência de assistentes sociais que, ao lado de diversos outros sujeitos sociais, viveram histórias de violação de direitos e lutaram bravamente pela liberdade e pela democracia no país, o CFESS organizou, durante o 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), a exposição Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura.

O espaço foi mais uma ação do projeto de mesmo nome, lançado em 2013, e reuniu em uma sala temática com depoimentos, imagens, ilustrações e um vídeo sobre os/as assistentes sociais que enfrentaram a repressão.

“Resgatar estas histórias não é tarefa fácil, principalmente para as pessoas que viveram os terrores do regime militar, pois são dores e marcas que ficam para o resto da vida. Por isso, agradecemos a todas as pessoas que estão contribuindo para este Projeto”, disse o presidente do CFESS, Maurílio Matos, durante a abertura da exposição, na terça (6/9).

“Vemos coragem de sobra nestes depoimentos de assistentes sociais que, ainda que falem sobre medo e terror, tiveram forças para suportar e enfrentar a violência, a dor e o silêncio. Que foram à luta em defesa de outro tipo de sociabilidade”, reforçou a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Tânia Diniz.


Participantes do 15º CBAS pudem apreciar o espaço, que exibiu um vídeo com depoimentos de assistentes sociais (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 

Emoção e sensibilidade foram as marcas deixadas pela exposição. A professora da PUC-SP e assistente social Bia Abramides, presa e torturada durante a ditadura, chorou ao entrar no espaço. “É muita emoção ver os depoimentos e as imagens de companheiros e companheiras que estiveram conosco neste período tão sombrio”, falou durante a abertura. Bia foi uma das presas do 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna (SP), em outubro de 1968.

Outra assistente social impactada pela exposição Serviço Social, memórias e resistências contra a ditadura foi a professora da UERJ Marilda Iamamoto. Ela também contribuiu, enviando seu relato. Em um dos trechos expostos no espaço, Marilda diz: “A tortura não é pra falar, a tortura é para calar, para calar para o resto da vida (…). Eu fui presa no dia 2 de dezembro de 1971 no DOI-CODI. Foram dois meses e dois dias. Passei por interrogatórios subsequentes, fiquei sem comer, sem água, sem dormir (…). Depois vieram as agressões, choques (…). Tinha um médico para ver até onde eu aguentava. Foram uns 15 ou 20 dias subsequentes assim. Tiraram minha roupa, me interrogaram seminua (…). Os torturadores diziam: “você está conosco, aqui ninguém ouve nada, você não tem nenhum contato externo, nós fazemos guerra, é guerra” (…). Isso não é só uma história de vida pessoal, isso é expressão pessoal de uma realidade que foi coletiva numa geração (…). Chega certo momento que é importante revelar, para elucidar o passado e os caminhos do presente e do futuro. É nessa direção que eu faço esse depoimento, ele é difícil pra mim”. 

São estas histórias densas e profundas que precisam ser reveladas.  

Imagem da professora Marilda Iamamoto assistindo ao vídeo da exposição
Professora Marilda Iamamoto (centro) prestigiou a exposição, para a qual foi uma das profissionais que enviou seu relato (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

A assistente social da prefeitura de Diadema (SP), Maria Angélica Luksys, achou o espaço maravilhoso. “Esse passado obscuro precisa ser mostrado a jovens do Serviço Social. Militei clandestinamente, acompanhei a anistia, ou seja, vivi parte um pouco desta história. Temos que dizer para as novas gerações qual foi a história real do Brasil”, disse a assistente social, que estudou Serviço Social de 1977 a 1980.

“Estou bastante emocionada por estar relembrando este processo histórico. E é importante que este projeto continue, pois vamos acompanhando a formação de novas gerações de militantes e estas pessoas têm que conhecer a história da ditadura militar”, ressaltou Marilda Nascimento, assistente social da prefeitura do Rio de Janeiro (RJ).

Imagem de um dos painéis da exposição sobre a ditadura
Espaço foi construído com painéis, que trouxeram depoimentos de assistentes sociais (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

Várias pessoas sugeriram que a exposição seja itinerante. Não é para menos. O projeto resgata histórias de pessoas que não só lutaram contra a ditadura, mas que se mobilizaram porque defendiam outra concepção de sociedade. Uma sociedade que possibilite, conforme diz o Código de Ética, um pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores, o que, evidentemente, supõe a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação.

Leia também:

Conferência debate o agravamento das condições de vida e trabalho da população e o papel do Serviço Social

Assistentes sociais se somam ao Grito dos/as Excluídos/as durante o 15º CBAS

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h