Assistentes sociais se somam ao Grito dos/as Excluídos/as durante o 15º CBAS

Publicado em 09/09/2016


Conselheira do CFESS Daniela Neves dá o recado do Serviço Social (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

A ofensiva neoliberal sobre os direitos da classe trabalhadora no Brasil e no mundo avança a passos largos e mostra sua direção na regressão profunda de políticas sociais, direitos humanos e sociais e avanços conquistados a duras penas pelos/as trabalhadores/as no país. O governo ilegítimo de Michel Temer materializa o aprofundamento dessa conjuntura. Na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, os/as participantes do 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) se somaram ao Grito dos/as Excluídos/as nesta quarta-feira (7/9), em Recife (PE).

Como parte da programação oficial do 15º CBAS, o ato público reuniu cerca de 40 mil pessoas na capital pernambucana, batendo recorde de participação e adesão na cidade. Com gritos de “Fora Temer”, e cartazes produzidos pela organização do evento, com mensagens “Contra o Racismo, Contra a Homofobia, Contra o Desmonte da Seguridade Social, Pela Taxação das Grandes Fortunas, Pela Legalização do Aborto”, dentre vários outros, os/as assistentes sociais lotaram as ruas do Recife, parando o trânsito no centro da cidade. 

Ainda na concentração, a conselheira do CFESS Josiane Soares destacou a construção coletiva do ato, juntamente com os/as integrantes do Grito e a importância da inserção dos/as assistentes sociais na mobilização. “Consideramos que seria fundamental articular o ato do CBAS a um movimento já consolidado na cidade.  Aqui na concentração, já verificamos que as/os assistentes sociais entenderam que essa é também uma parte importante da programação, tendo em vista a grande presença de profissionais, já com todos os cartazes produzidos pela organização em mãos”, destacou a conselheira.


Manifestantes caminharam com as placas produzidas pela organização do CBAS (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

Durante a manifestação, conduzida com músicas de Chico Buarque, Gonzaguinha, musicas afro-brasileiras, moradores/as dos prédios por onde passava a marcha aplaudiam o ato, com bandeiras nas janelas e cartazes com mensagens de apoio.

Do alto do carro de som, a conselheira do CFESS Daniela Neves deixou a mensagem do Serviço Social para o público que tomava completamente a avenida Conde da Boa Vista. “Assistentes sociais deste pais estão reunidos durante toda a semana aqui em Recife e Olinda, e queremos construir uma unidade de luta da classe trabalhadora, contra a retirada de direitos, contra o ataque aos avanços sociais conquistados e contra o governo ilegítimo e pelo poder popular. Fora Temer!”, bradou a assistente social. 


Assistentes sociais se somaram ao Grito dos/as Excluídos/as e lotaram as ruas do Recife (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

Para a estudante Viviane Vaz, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),  o 15º CBAS já pode ser considerado um grande evento, em especial diante de uma conjuntura de grandes retrocessos e avanço do conservadorismo. “Estamos aqui com a possibilidade de reescrever uma história, nesse momento histórico do CBAS, e ainda na celebração dos 80 anos da profissão. É emocionante ver a categoria no ato, na luta contra os retrocessos, sempre firme enquanto classe!”, ressaltou a estudante.

 Ato segue até a Praça da Independência

O dia 7 de setembro no Recife foi marcado pela ocupação das ruas da cidade, sendo encerrado na Praça da Independência, momento que os/as participantes se concentraram na realização de uma ciranda com os movimentos sociais e entidades integrantes da manifestação.

A assistente social e integrante do SOS Corpo/Instituto Feminista Verônica Ferreira, avaliou a conjuntura brasileira e a necessidade da população sair às ruas. “Esse processo de desmonte começa com a tomada do poder e continua com a captura total e irrestrita do fundo público, com a agenda regressiva dos direitos sociais, com ameaça ao nosso próprio direito de lutar e de se expressar politicamente e com a criminalização das lutas e dos movimentos sociais, e de nós mulheres, sobretudo, da nossa luta por autodeterminação, por liberdade sexual. Mais do que nunca, é preciso articularmos a agenda política do Conjunto CFESS-CRESS com os movimentos sociais e fortalecermos a voz das ruas”, completou a assistente social.

Confira abaixo as imagens da manifestação:  


Assistentes sociais marcaram forte presença no ato público (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 


Ruas do Recife foram ocupadas pela luta em defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 


Marcha seguiu até a Praça da Independência, no centro da capital pernambucana (foto: Diogo Adjuto/CFESS) 


Conselheiras do CFESS Juliana Melim (esq.) e Daniela Neves (centro) levaram o recado do Serviço Social (foto: Diogo Adjuto/CFESS) 


Participantes carregam cartazes com reivindicações (foto: Diogo Adjuto/CFESS)


Manifestação reuniu cerca de 40 mil pessoas (foto: Diogo Adjuto/CFESS) 


CFESS marcou presença no ato (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

 Leia também:

Começa o 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais!

Fonte: CFESS.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h