Inserção do CFESS nos espaços de controle social é tema de oficina nesta semana

Publicado em 22/07/2016

Gestão do CFESS reúne as representantes nos espaços de controle social (foto: Diogo Adjuto/CFESS)
 
O CFESS está inserido em uma série de espaços de participação e controle social. São fóruns, frentes, conselhos de políticas e direitos, como o Conselho Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Assistência Social, o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, o Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda), dentre outros. Mas, para essas atividades, o CFESS também participa por meio de representantes, que são assistentes sociais indicados pela gestão do Conselho Federal, atuantes nas diversas áreas específicas.
 
Para debater sobre o papel dessas representações e os desafios a serem enfrentados na conjuntura atual, de acordo com as bandeiras de luta e ações estratégicas aprovadas pela categoria de assistentes sociais no 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS (ocorrido em 2014), o Conselho Federal reuniu as representantes nos diversos espaços na oficina Representações do CFESS nos Espaços de Participação e Controle Social. O debate ocorreu nesta quinta e sexta (21 e 22/7), em Brasília (DF) e teve a participação da gestão do CFESS.
 
A coordenadora da Comissão de Seguridade Social do CFESS, Nazarela Rego, avalia que este espaço de discussão é fundamental para socialização das representações e dos desafios e possibilidades que cada fórum/conselho coloca para as estratégias de controle social construídas pelo Serviço Social. “A socialização das representações teve como referência a politica social/área articulada com as deliberações/bandeiras de luta/ações estratégicas do Conjunto CFESS-CRESS. Realizamos análise da atual conjuntura brasileira e seus rebatimentos nefastos para as políticas públicas, em especial para a seguridade social”, explica a conselheira.
 
Nazarela Rego acrescenta que o debate também abordou sobre como vem se dando a organização dos espaços de representação, quais parcerias vêm sendo estabelecidas com outras categorias profissionais e movimentos sociais, as interface com as políticas sociais, os desafios postos, os impactos das deliberações dos espaços para categoria, trabalhadores/as e usuários/as e as estratégias que serão adotadas coletivamente.
 
Representações avaliam
Para a assistente social e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Rodriane Souza, que representa o CFESS na Câmara Técnica de Intensivismo, Urgência e Emergência da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, o debate foi de extrema importância.  “Podemos aqui discutir os desafios e impactos da conjuntura atual brasileira para o exercício profissional, para o Conjunto CFESS-CRESS e para as representações. Temos a tarefa de fortalecer a organização dos/as trabalhadores/as, dos/as usuários/as e a inserção do Serviço Social nesta direção, especialmente em uma conjuntura tão adversa”, avalia a assistente social.
 
Cheila Queiroz, assistente social da Bahia, que representa o CFESS no Conanda, avalia positivamente a discussão coletiva entre as representações. “Nossa construção objetiva materializar as ações e deliberações do Conjunto CFESS-CRESS nos espaços em que estamos inseridas. Os desafios são grandes, principalmente diante do conservadorismo com o qual nos defrontamos e que vai contra as bandeiras de luta defendidas historicamente pelo Serviço Social”, conclui ela.
 
Acesse e conheça o folder-cartaz “Bandeiras de Luta”
 
Baixe também a cartilha "Bandeiras de Luta"
 
Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h