Seminário Nacional sobre Residência em Saúde e Serviço Social

Publicado em 30/05/2016

Uma das áreas de atuação de assistentes sociais é a política de saúde. Mas antes disso, ainda na etapa da formação profissional, uma atividade fundamental e estratégica é a residência multiprofissional na área. Para debater o assunto, especialmente em meio aos ataques que a saúde pública vem sofrendo no Brasil, com as organizações sociais (OS) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o CFESS realizará, em parceria com a Abepss, o Encontro de Residência Multiprofissional em Saúde.

O evento ocorrerá nos dias 4 e 5 de setembro, em Olinda (PE), antecedendo o início do 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Com vagas limitadas, as inscrições serão feitas gratuitamente no site do CFESS em breve.

O Encontro de Residência buscará debater também o referencial teórico-legal que subsidia a residência em Serviço Social, reafirmando a importância de um exercício fundamentado no projeto ético-político da profissão. A conselheira do CFESS Alessandra Souza ressalta que, por entender a saúde como espaço multiprofissional, “o Serviço Social busca o aprimoramento do exercício profissional e da formação sob a ótica da saúde como um direito universal”.

Para a conselheira Juliana Melim, debater coletivamente o Serviço Social e as residências no contexto de precarização e cortes nas políticas de educação e saúde é “fundamental para se avançar na luta em defesa de uma formação profissional de qualidade”.

Ainda entre os temas em pauta, o evento abordará alguns desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na residência, como a fragilidade na articulação do trabalho multiprofissional, a concentração de profissionais da saúde em determinadas regiões do país e a fragmentação dos modelos assistenciais e da integração dos serviços.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PRÉVIA

Seminário Nacional sobre Residência em Saúde e Serviço Social
Data: 4 e 5 de setembro de 2016
Local: Centro de Convenções de Olinda – Pernambuco
Realização: CFESS, ABEPSS
Inscrições gratuitas em breve

4 de setembro de 2016

9h30 – Mesa redonda: A residência multiprofissional no contexto de precarização da política de saúde e educação

14h – Análise crítica da implementação das residências em saúde

17h30 – Reunião dos segmentos que compõem a residência multiprofissional

5 de setembro de 2016

9h – Mesa redonda: Questões presentes para a formação profissional no contexto das residências

12h – Mesa de Encerramento

Para dúvidas ou maiores informações sobre o SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE RESIDÊNCIA EM SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL, através do e-mail comunicacao@cfess.org.br.

Fonte: CBAS