Troca de experiências

Publicado em 25/11/2015

Socializar discussões, contribuir com ideias e problematizar experiências. Foi a partir dessas ações que os Fóruns Regionais das Comissões Permanentes de Ética e das COFIs foram realizados no último dia 18, na sede do CRESS-MG. Os encontros aconteceram simultaneamente e contaram com a presença de assistentes sociais e conselheiros de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Um dos temas discutidos pelo Fórum Regional das COFIs foi a supervisão direta de estágio. “Nos debruçamos sobre a problemática que está posta hoje para as COFIs, com temas muito pertinentes. Foi um fórum proposto pela região Sudeste para o âmbito nacional e se consolidou. Nosso propósito é avançar cada vez mais”, disse Cislene Pereira Gomes, assistente social e agente fiscal do CRESS – Espírito Santo.

Encontro das COFIs da região Sudeste

De acordo com Nízia Maria Vieira dos Santos, assistente social e agente fiscal do CRESS – Rio de Janeiro, o diferencial desse encontro foi a possibilidade de discutir as questões do cotidiano, tanto instrumentais quanto procedimentos e encaminhamentos que cada COFI realiza em relação às questões que chegam a cada uma das comissões. “Reuniões como essa não só fortalecem as COFIs como unificam os procedimentos e isso fortalece a região e também o Conjunto CFESS/CRESS”, afirmou.

Representantes das Comissões Permanentes de Ética da região Sudeste

Questões presentes no cotidiano das atividades também foram os principais temas tratados no encontro das Comissões Permanentes de Ética, que teve a participação da assessora jurídica do CFESS, Sylvia Terra. A intenção é que os destaques das discussões sejam socializados entre os membros das comissões dos conselhos da região Sudeste e, posteriormente, ampliados em um contexto nacional.

“Tentamos construir um consenso e um avanço nesse debate político da compreensão, da importância, no aprimoramento da dimensão ética. A realidade é muito dinâmica e a questão ética tem que acompanhar as novas demandas que surgem para os Conselhos Regionais”, comentou Nelson Félix Lima Neto, conselheiro do CRESS – Rio de Janeiro.