Questão Urbana

Publicado em 06/10/2015

Informação é poder. Essa foi a máxima que guiou as atividades do Curso de Capacitação de Lideranças do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), realizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano na sede do CRESS-MG, no último sábado, dia 3 de outubro. Mais de 30 pessoas participaram dessa troca de conhecimentos sobre temas relacionados à questão urbana. “Este é mais um passo da Comissão para qualificar o debate sobre o direito à cidade, sendo até mesmo uma fonte de qualificação para que o movimento social possa sentar em uma mesa de negociação com o conhecimento necessário” explicou Fátima Gottschalg, assistente social e membro da comissão.

Na primeira palestra, o assistente social Renato Barbosa Fontes apresentou questões essenciais sobre a história das cidades, como são construídas e aspectos históricos relacionados à distribuição da terra, até os dias de hoje. “Em uma sociedade em que tudo é mercadoria, a terra também é”, afirmou, em uma das reflexões levantadas. Na sequência, Fátima Gottschalg abordou o tema Habitação de interesse social. ”A partir desse conteúdo vamos construir um conhecimento que vai voltar para o exercício do direito às cidades”, complementou.

Durante o encontro, a troca de experiências e de conhecimento proporcionou enriquecimento das informações. “Conhecimento é poder e ele enriquece, agrega valor, incentiva,dá muito mais conteúdo para a luta, para o cotidiano. Entendemos porque estamos nessa situação, porque é difícil conseguir espaço valorizado em cidade e tudo isso faz parte do conteúdo que vamos aprender e dividir com as nossas bases. Para nós é fundamental, pois você nivela a conversa, o conhecimento Essa parceria com o CRESS só enriquece e faz com que a gente acorde melhor para lutar amanhã”, afirmou Ednéia Aparecida de Souza, dirigente estadual do MNLM.

Construção coletiva

De acordo com Marcos Landa, coordenador nacional do Movimento e membro da Executiva Nacional, esta é uma forma de garantir a formação política da militância e da base do movimento. Nesse sentido, o CRESS-MG tem sido um parceiro muito importante. “Não estamos tratando apenas da moradia em si, mas também de temas como transporte, mobilidade, geração de renda, a questão da mulher e do negro, o empoderamento da nossa base. Quanto mais informação, menos manipulação dos poderes públicos constituídos. É também um movimento de resgate da autoestima social”, argumentou.

O conhecimento também tem papel fundamental na autonomia do movimento, conforme explicou Gladstone Otoni dos Anjos, coordenador estadual do MNLM e coordenador nacional do Movimento Mineiro de Habitação: “Isso significa conhecer a sua história, saber o seu papel, os seus direitos e também se dá na gestão, para crescer e se lançar na história das políticas públicas. Neste momento, o Conselho está nos proporcionando fazer a junção das políticas com a propriedade do conhecimento que precisamos ter”, acrescentou.

Próximos passos

O projeto de capacitação das lideranças será realizado em três etapas. Os próximos dois encontros serão agendados em breve. Após a finalização, o conteúdo será compartilhado e difundido entre os representantes de outras regiões do Brasil.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h