I Encontro Abepss em Foco: Microrregiões de Minas Gerais

Publicado em 22/09/2015

Representantes de Unidades de Formação Acadêmica de Minas Gerais, da Regional Leste da Abepss e da Comissão de Trabalho e Formação Profissional do CRESS-MG participaram do I Encontro Abepss em Foco: Microrregiões de Minas Gerais, no último dia 18, na sede do Conselho, em Belo Horizonte. A atividade foi criada para propor reflexão teórica sobre temas relacionados à formação e à prática profissional, além de articular as microrregiões participantes para a criação de posteriores fóruns de supervisores.

“Sempre que nos encontramos é muito enriquecedor, tiramos muito proveito, principalmente na abordagem das questões relacionadas às instituições de educação. Estamos estabelecidos para levar essa questão da formação com seriedade e tudo que vem para agregar é muito importante”, avaliou Orlando José Resende, professor do UNI-BH e um dos participantes do evento.

O primeiro encontro foi dividido em três principais momentos. Na parte da manhã, Virgínia Carrara, professora da Universidade Federal de Ouro Preto e representante da Abepss, apresentou o texto “A formação acadêmico-profissional do Serviço Social brasileiro”, da professora Marília Iamamoto, que aponta os avanços, os impasses e os desafios contemporâneos com ênfase na articulação entre formação e trabalho da/do assistente social. A partir dos elementos apresentados, os participantes expuseram as realidades da rotina de trabalho. “Foi um momento rico em que as escolas apresentaram diversas características com as quais se deparam no cotidiano profissional”, afirmou a professora.

Na sequência, foram discutidas a organização e o levantamento das demandas da microrregião. A intenção é de que sejam feitos encontros regionais, a partir de outubro, com uma palestra e um momento de discussão com as escolas presentes. Assim, serão criados fóruns locais de supervisão, que vão constituir o Fórum Estadual de Supervisão.

Para finalizar o evento, o período da tarde foi dedicado à Roda de Conversa com a Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi), com a apresentação de Denise Cunha, do CRESS-MG. O estágio foi o tema escolhido, já que é um ponto central no diálogo com as unidades de formação. Também foram contempladas as situações irregulares mais frequentes identificadas pela fiscalização nos campos de estágio. “É um encontro muito importante, uma vez que cria uma aproximação entre as unidades de ensino, a Abepss e o Conselho. Isso é bom para saber o que cada uma das partes está pensando e promove uma interlocução muito grande entre as entidades do serviço social”, concluiu o vice-presidente do CRESS-MG, Jefferson Pinto Batista.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h