Delegação de Minas Gerais participa do 44º Encontro Nacional CFESS-CRESS

Publicado em 14/09/2015

Com o tema “Ofensiva neoconservadora e Serviço Social no cenário atual”, o 44º Encontro Nacional CFESS-CRESS reuniu 332 pessoas no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 7 de setembro. Durante quatro dias, foram realizados diversos debates sobre a conjuntura atual e, principalmente, sobre os desafios da profissão.

Uma das novidades foi a aplicação da nova metodologia dos encontros nacionais, que prevê que assistentes sociais da base e conselheiros e conselheiras dos CRESS e do CFESS monitorem o cumprimento, pelo CFESS e CRESS, das ações aprovadas no 43º Encontro Nacional, em 2014. Dessa forma, estiveram na pauta as deliberações dos eixos Administrativo-Financeiro, Comunicação, Ética e Direitos Humanos, Fiscalização, Formação Profissional, Relações Internacionais e Seguridade Social.

Delegação de Minas Gerais

O CRESS-MG marcou presença no encontro com uma turma de 33 participantes, que representaram a categoria mineira. A discussão de temas em âmbito nacional mostra a importância do engajamento dos profissionais em suas regionais. “Quero parabenizar a delegação de Minas Gerais pela coerência e posicionamento crítico nas análises das propostas durante o evento. Enquanto base, mesmo diante dos desafios apresentados para o Serviço Social, saí do encontro com mais garra de contribuir nas lutas do conjunto CFESS-CRESS, por meio das comissões”, comentou o assistente social de base Abraão Freire.

A experiência também se mostrou positiva para a assistente social de base Yasmine Soares Ferreira: “Saí mais enriquecida profissionalmente, principalmente por ser minha primeira participação. É importantíssimo vivenciar momentos de reflexão e perceber os caminhos que o conjunto aponta”.

Para Virgínia Carrara, representante da Abepss, a participação da delegação de Minas Gerais fez diferença junto ao conjunto ao dar visibilidade à relação entre CRESS-MG e Abepss. “É uma relação em crescente construção e consolidação. É como diz o nosso presidente do Conselho: ‘Abepss não é despesa, é investimento’, e eu acrescento que é investimento na defesa de nosso patrimônio acadêmico-político e socioprofissional tão caro às entidades da categoria”, argumentou.

Os debates também se mostraram essenciais para a contribuição com os desafios cotidianos. De acordo com o assistente social de base Walter Germano, mais do que nunca é preciso ter esperanças para enfrentar o presente.  “Sinto privilégio em fazer parte da delegação de Minas Gerais. O Encontro Nacional possibilitou reflexões, debates e embates sobre vários aspectos do Serviço Social. Reafirmo a escolha de ser assistente social. O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Companheiros/as, a luta não para!”, disse.

“É muito bom fazer parte de uma delegação tão comprometida com o Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social. Estes foram momentos únicos de expressar o que o Serviço Social brasileiro tem como objetivo para os próximos anos. E nós estamos na história como parte deste constante movimento. Vamos seguindo na luta em busca do fortalecimento do PEP e de uma nova organização societária”, concluiu o vice-presidente do CRESS-MG, Jefferson Pinto Batista.

Leia a cobertura completa do evento.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h