Capacitação para conselhos de direito tem último encontro em Juiz de Fora

Publicado em 11/08/2015

Chegou ao oitavo e último módulo o Curso de Capacitação para Atuação em Conselhos de Direito, promovido em parceria com a Seccional Juiz de Fora e a Faculdade de Serviço Social da UFJF, para qualificar a atuação de assistentes sociais nos mais diversos conselhos de direito.

O encontro de encerramento foi no dia 24 de julho, em Juiz de Fora, e teve como convidada a professora de Serviço Social da UFJF, Dra Alexandra Eiras, que abordou o tema “Conselhos de Direito como espaço para a intervenção profissional do assistente social”.

Desde abril, quando o curso começou, profissionais de aproximadamente 30 municípios da área de abrangência da Seccional Juiz de Fora participaram gratuitamente dos módulos.

Por já ter atuado como conselheira municipal de Saúde de Juiz de Fora e entender a importância da temática, a assistente social do Hospital Regional João Penido e docente do curso de Serviço Social da Universo, Francinelly Mattoso, resolveu se inscrever no projeto.

“Compareci a sete dos oito módulos oferecidos e acredito que a partir da relevância dos conteúdos trabalhados e do aproveitamento propiciado será possível realizar estudos futuros sobre o tema e, também, participar, de modo mais preparado, dos espaços de controle social”, afirma.

De forma coletiva, as profissionais relataram grande satisfação com o curso, devido às temáticas abordadas e forma como se deu o curso, sempre dialogando com a realidade local das participantes.

O intervalo quinzenal entre um módulo e outro foi outro ponto avaliado positivamente, pois possibilitou mais “flexibilidade” para se ausentarem dos locais de trabalho e participarem dos módulos.

Na ocasião, o grupo de participantes tirou como encaminhamento a realização de reuniões mensais para se articularem e tirarem estratégias de mobilização e ação nas realidades dos espaços dos conselhos e na intervenção profissional.

Assistentes sociais – Importantes profissionais em conselhos de direito

Assistentes sociais podem atuar nos conselhos de direito desempenhando várias funções – conselheiros representantes da sociedade civil, conselheiros representantes governamentais, assessoria técnica, secretaria executiva, ouvintes. Cada função trará um conjunto de possibilidades e limites para atuação profissional, que exigirá do profissional desenvolver estratégias diversas para fortalecer os conselhos como espaço de participação política dos usuários e controle social das ações governamentais.

Este profissional deve sempre se articular com grupos e ações que fortaleçam a sociedade civil, a elaboração de políticas públicas universais e o monitoramento contínuo das ações previstas nos planos municipais, estadual ou nacional. Assistentes sociais podem contribuir diretamente na formação continuada dos/as demais conselheiros/as, qualificando-os/as para uma atuação crítica e de qualidade.

A diretoria da Seccional Juiz de Fora acredita que o Curso de Capacitação possibilitou debates sobre questões amplas que afetam a realidade dos conselhos, como política econômica, orçamento, sociedade civil e participação; além de promover uma troca e aprofundamento da realidade local a partir das discussões específicas de conselhos, no caso, assistência, saúde e criança e adolescente.

“O curso cumpriu com seus objetivos, uma vez que possibilitou, a partir da metodologia adotada, que os profissionais ampliassem seus conhecimentos acerca das temáticas, e, ao mesmo tempo, fizessem correlações com os desafios que vivenciam no cotidiano profissional, promovendo constantes e ricos debates. Ainda saímos com o desafio de fortalecer ainda mais a participação profissional nesses espaços, daí o indicativo de continuar essa articulação a partir de encontros mensais”, pontua Jhony Zigato, membro da diretoria.