Capacitação para atuação em Conselhos de Direito chega a seu 5º módulo

Publicado em 23/06/2015

O Curso de Capacitação para Atuação em Conselhos de Direito, promovido com parceria entre a Seccional Juiz de Fora e a Faculdade de Serviço Social da UFJF, realizou, no dia 12 de junho, seu quinto módulo. O tema, "Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, foi ministrado pela psicóloga e integrante da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (FDDCA/MG), Maria Alice da Silva.

O curso foi tecido de reflexões e questões trazidas pelos/as assistentes sociais participantes, a partir da realidade de atuação nos conselhos de direitos de seus municípios.  Atualmente no Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora, a assistente social Ana Paula Souza representa o Sindicato na Comissão de Saúde do Trabalhador do Conselho Municipal de Saúde e resolveu se inscrever na capacitação, pois percebeu que precisava complementar seus conhecimentos nessa área de atuação.

“Participei até o momento de três módulos e gostei bastante do conteúdo selecionado e da dinâmica dos assessores. Nos encontros, após a exposição teórica, temos abertura para diálogo e troca de experiências. A possibilidade de acessar, através de email ou do xerox, o material utilizado pelos profissionais também é interessante e possibilita o aprofundamento da formação”, comenta.

A assistente social afirma, também, que a capacitação é uma oportunidade de rever e aprofundar temas vistos durante a formação acadêmica.

“Avalio esta capacitação de forma muito enriquecedora, pois algumas temáticas foram vistas durante a graduação de maneira preliminar, como o debate sobre o fundo e orçamento público. A inserção de assistentes sociais nos conselhos de direitos é demanda recorrente nas instituições, e saber como eles se estruturam, contribui para nossa atuação e compreensão dos limites postos para nossa intervenção nesse espaço ocupacional”, afirma Ana Paula.

A iniciativa, gratuita, teve inscrições de profissionais de 29 municípios e acontece em oito módulos, com término previsto para julho deste ano.