Vem aí o Encontro Nacional de Estudantes em Serviço Social

Publicado em 15/06/2015

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sediará neste ano o maior e principal encontro de estudantes em Serviço Social. O ENESS (Encontro Nacional de Estudantes em Serviço Social) está programado para acontecer entre os dias 11 e 17 de julho de 2015 na universidade carioca.

Anualmente os estudantes de Serviço Social se reúnem no ENESS para refletirem sobre temas pertinentes ao Movimento Estudantil assim como para a categoria profissional. O ENESS é a instância máxima de deliberações do movimento. Neste ano o encontro irá debater a atual política econômica do país, o desmonte das políticas sociais e a precarização do ensino.

"O ENESS é um encontro muito importante no âmbito do Serviço Social e acho que esse especialmente, porque vai colocar em pauta o contexto atual e até a nossa capacidade de enfrentamento. Acho que essa é a importância que esse evento tem, porque ele pensa alternativa onde aparentemente não há alternativa", ressaltou a presidente nacional da ABEPSS, Raquel Santos Sant'Ana.

O tema que subsidiará os debates é embasado na frase do professor Sérgio Lessa: “De ‘menos pior’ a ‘menos pior’ vamos do desastre à tragédia, e deixamos de alargar os horizontes do possível”. 

Para os estudantes, o tema deste ano traz um dilema que "às vezes a gente fica nessa de ‘menos pior’, ‘menos pior’ a gente vai só reformando, tentando humanizar coisas que não são humanas em sua gênese e deixa de alargar horizontes do possível e deixa de romper mesmo ou de construir possibilidades de rompimento desse modelo de sociabilidade", disse Tales Willyan Fornazier Moreira,  representante nacional discente de graduação na ABEPSS.

 

Professor Mauro Iasi também está entre os palestrantes confirmados             Entre as palestrantes confirmadas para o ENESS, Raquel Sant'Ana  fala sobre o encontro: "ele pensa alternativa onde aparentemente não há alternativa"

"Esse tema aponta para aquilo que a gente tem vivenciado, é um tema extremamente conjuntural, sobre o qual a gente precisa se debruçar, entender e refletir para continuar construindo um movimento combativo que não dá nenhum passo atrás e que sobretudo avance na suas colocações na construção de uma outra sociedade", enfatizou Lana Caroline Barbosa Zizo, represente nacional discente de graduação na ABEPSS.

Lana destaca que "o ENESS oportuniza também um espaço de troca entre a universidade pública e privada. E no que tange os assuntos do serviço social,  proporciona  para ambos discussões de algumas temáticas que não abordamos em sala de aula, devido a toda precarização que a gente tem vivenciado na educação".

Durante o ENESS serão debatidos temas sobre a Conjuntura, Movimento Estudantil, Universidade e Educação, Formação Profissional, Cultura e Combate as Opressões.

Na mesa sobre Conjuntura, está confirmado os nomes do professor Mauro Iasi (UFRJ) e da professora Elaine Behring (UERJ) que falarão sobre "A atual política econômica brasileira e os rumos das políticas sociais".

Para falar sobre Formação Profissional foram convidados o professor José Paulo Netto (UFRJ) e a professora e presidente da ABEPSS, Raquel Santos Sant'Ana. A mesa tem como tema "A apropriação do marxismo pelo Serviço Social: desafios e impactos".

"Às vezes a gente acha que é impossível romper com esse modelo de sociabilidade que a gente vive, nesse ponto lembro um pouco da fala da Raquel no vídeo da TV ABEPSS, que foi muito animadora nesse sentido de que é possível sim,  que o assistente social tem uma ‘arma’ que é nossa apropriação teórico metodológica ético político e é nesse sentido que a mesa de formação profissão vem reafirmar a importância  dessa perspectiva crítica do Serviço Social,  da gente conseguir desvelar as contradições para intervir de maneira propositiva e não perder a esperança do rompimento dessa sociedade excludente, opressora e injusta", declarou Tales.

O encontro nacional também será a oportunidade para os estudantes de Serviço Social conhecerem o Movimento Estudantil. "Muitos estudantes que nunca tiveram o contato com algum movimento social, a partir do ENESS, começam a ter a dimensão do que é um movimento social e das vivências do movimento social, como por exemplo a participação coletiva" destaca Lana.

            Para Sant'Ana "A experiência  no Movimento Estudantil é uma ótima entrada para quem quer tem experiência junto aos movimento sociais, porque vai aprender a trabalhar no coletivo, vai entender o que são as contradições postas pela realidade concreta, quais são os limites de enfrentamento das possibilidades,  eu acho que é um aprendizado, é um processo de educação coletiva, por isso que ele é tão rico tão importante".

               Ficou interessado em participar do ENESS? Faça sua inscrições pelo siteenessrj.wordpress.com/inscricoes/.

         Mais informações sobre o encontro e a programação completa também podem ser acessados no siteenessrj.wordpress.com/ 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h